Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial


Dentro do processo produtivo em uma confecção não há algo mais importante que a ficha técnica. Ela tem por objetivo definir tecnicamente o modelo, ou seja, o produto, para os departamentos de engenharia de produção, custo, PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) e para as linhas de produção. É a maior comunicação entre quem projeta e quem executa, portanto, deve ser muito clara.

Na ficha técnica deve conter todas as informações pertinentes ao processo de produção para que os diferentes setores de modelagem, gradação, encaixe, corte e produção, possam cumprir com exatidão todas etapas. É praticamente um dossiê da peça, um documento de extrema importância, que deve ser lido por todos os setores da empresa.

Fazendo o bom uso da ficha técnica muitos problemas poderão ser evitados, tais como:

  • Referências trocadas;
  • Sequência operacional incorreta;
  • Compra de quantidade maior ou menor de matéria-prima e aviamentos;
  • Falha na determinação dos custos, entre outros.


O conteúdo da ficha técnica deve seguir a necessidade de cada empresa, porém deve permitir a confecção de um produto sem deixar dúvidas. Pode ser associada, também, a outras fichas, como a ficha de produção (como foco no processo produtivo e os pedidos em escala) e a ficha de custos (que detém valores, custos e consumo de insumos e mão-de-obra).

Uma boa ficha técnica fornece informações claras sobre o modelo e deve conter, no mínimo:

  • Marca, Coleção, Nome do Produto e Referência do Modelo;
  • Desenho Técnico, frente e costas, munido de todos os detalhes;
  • Tipo e quantidade de matéria-prima, aviamentos e tecidos e sua composição;
  • Etiquetas e seu posicionamento, da marca e de composição;
  • Cores e suas combinações;
  • Sequência Operacional de confecção, com tempo de processo por operação;
  • Tamanho a serem fabricados e tamanho da base;


Veja, abaixo, alguns modelos de ficha técnica:

Fichas técnicas elaboradas pela autora

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

 

Exibições: 13472

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse é exatamente o foco do trabalho de nossa empresa.

Um claro desenvolvimento de produto que possa ser repassado para o processo produtivo.

A Ficha técnica é de suma importância para conduzir todo o processo produtivo interno e externo, a pena é que muitas empresas não conhecem essa importância, e dessa maneira, não dão valor a uma ficha técnica.

Os setores de desenvolvimento que executam a ficha técnica a torna ainda mais valiosa quando passam a agregar as imagens dos aviamentos, pois os setores produtivos são bastantes visuais, e ao colocar as imagens dos aviamentos enriquecem ainda mais as fichas técnica.

A Peça Piloto deverá estar juntamente com a ficha técnica nos processos que envolvem a produção do modelo, seja interno ou externo.

Este artigo me ajudou muito, pois aqui na empresa onde trabalho não há esse procedimento o que dificulta muito na hora do desenvolvimento de um produto novo. Percebendo essa necessidade estou desenvolvendo uma ficha técnica especialmente para acompanhar a produção das amostras que são enviadas para o cliente. Se alguém tiver mais informações para me fornecer será de grande valia.

Muito obrigada

Bruna, você conhece o Audaces Idea?
Específico para o desenvolvimento de fichas técnicas. É muito fácil de usar, e possui a ficha técnica automatizada

Bruna, você trabalha só com a ficha de acompanhamento de amostras, correto? Pois bem, além da ficha de acompanhamento de amostras, é necessário após o processo de fabricação, uma ficha oficial de produto, contendo as informações técnicas necessária para a produção do modelo aprovado. 

Aqui onde trabalho, consegui criar a política de envolvimento dos setores produtivos com a ficha técnica de produto, que contribuiu com a melhora nas fases produtivas e minimizou os erros provenientes de falta de informação. 

Senhores,

Estou finalizando minha tese de Mestrado, meu trabalho é na área de simulação de processo de manufatura, indústria têxtil, confecção de uniformes. Meu objetivo é simular um determinado processo, por exemplo calça, e a partir de uma configuração de máquinas, seguindo a ficha técnica por exemplo, simular diversos cenários com incremento de máquinas visando o aumento da produção em determinado período. Que puder nos ajudar, tenho interesse em ficha técnica e famílias de produtos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço