Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fiems reúne lideranças da indústria do vestuário de 22 Estados

Os presidentes dos sindicatos das indústrias do segmento discutiram os principais desafios.

Com a participação de 27 presidentes de sindicatos das indústrias do vestuário de 22 Estados, a Fiems, CNI e Sebrae Nacional promoveram, nesta quarta-feira (04/06), no Edifício Casa da Indústria, a reunião de Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria do Vestuário para fortalecer a gestão dos sindicatos e o vínculo com o Sistema Indústria, gerando conhecimento e debate sobre as boas práticas de gestão das lideranças setoriais e os desafios do segmento nos campos de gestão sindical, negociação coletiva, defesa de interesses e prestação de serviços. O evento integra as ações do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), por meio do Projeto Associa Indústria.

"O intercâmbio de lideranças setoriais da indústria do vestuário é um projeto da CNI, Sebrae Nacional e Fiems para debater os gargalos do segmento em nível nacional e construir uma proposta clara em prol do desenvolvimento das indústrias têxteis, do vestuário e de confecções. Precisamos ser mais proativos nas nossas ações, pois, cada vez mais, recebermos as demandas e devemos procurar atendê-las da melhor forma possível", analisou Sérgio Longen, reforçando que o encontro também serviu para criar uma rede de contatos e relacionamento entre os líderes setoriais e disseminar as principais conclusões do encontro junto aos sindicatos participantes e às empresas representadas.

Já o presidente do Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, reforçou que o encontro promovido em conjunto com a CNI e Sebrae Nacional contou com a participação de praticamente 100% dos presidentes dos sindicatos das indústrias do vestuário do Brasil. "Foi uma reunião de trabalho onde foram discutidos assuntos de interesse do segmento e também serviu para mostrarmos o projeto Na Ponta da Linha, que desenvolvemos em parceria com a Fiems, Sebrae e CNI, direcionado para que industrias de confecção de menor porte possam fazer serviços de facção para industrias maiores que tem demanda para este tipo de trabalho", declarou.

A gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla de Oliveira Cavalcanti, pontuou que a intenção é promover esse intercâmbio com representantes dos 25 segmentos industriais do País. "O primeiro é com as indústrias do vestuário e o objetivo foi proporcionar uma discussão sobre desafios, propostas de solução e forma de superar. Desafios em quatro campos de defesa de interesses: negociação coletiva, prestação de serviços, desafios e propostas de soluções e gestão sindical. O documento elaborado ao fim da reunião consolida todos essas propostas de soluções discutidas nesta tarde de trabalho", afirmou.

A assessora-geral do Sebrae/MS, Márcia Rocha, a realização desse intercâmbio foi muito importante para que fosse trabalhada com as lideranças assuntos de interesse das indústrias do segmento do vestuário. "Esse segmento da indústria é um dos que mais empregam e também é composto por um número considerável de micro e pequenas empresas. Para o Sebrae, é importante que o micro empreendedor individual (MEI) tenha chance nesse encadeamento produtivo, por isso, apoiamos iniciativas como essa em que os sindicatos possam levar à frente oportunidades de trabalho e de geração de renda para a população", analisou.

http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=14549

Exibições: 104

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço