Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A seda brasileira recebe loas mundo afora. Fios de grande qualidade e matéria-prima cobiçada por grifes internacionais, como a Hermés. Mas por que então não temos aqui uma cadeia produtiva vibrante, que possa unir fiações, tecelagens, designers, lançamentos de tendências etc?
Eliane Gama Mesquita, dona da Safira Sedas, é uma das poucas - se não a única - a apostar num modelo de negócios assim, que vai da fabricação à inovação e ao desenvolvimento.
Eliane Gamal Mesquita, da Safira Sedas: apesar de a seda brasileira ser considerada por muitos a melhor do mundo, setor tão promissor ainda claudica aqui

"Já me chamaram de louca. Investir em maquinário? Produzir no Brasil? Criar? Tudo bem que não é fácil, mas é possível sim." Eliane usa fios da Bratac, fiação fundada por imigrantes japoneses há sete décadas e que hoje é considerada a melhor do mundo.

Com essa matéria-prima de primeira, a Safira desenvolve desenhos e texturas. Eliane chama a produção de "artesanal", apesar de industrial. O resultado é uma cornucópia de releituras culturais brasileiras, com fuxicos de seda, bordados e desenhos que remetem aos trabalhos dos naturalistas dos anos 1800.

Eliane quase se exalta ao mostrar suas peças, as estende com gosto, puxa-as para ouvir o som, passa as mão para sentir toque, delicia-se com as cores. Seus tecidos são voltados principalmente para a decoração - e de qualidade tão boa que chega a ser "prejudicial", brinca Eliane.

"Perguntei a um antigo cliente se ele não pretendia trocar as cortinas de seda de sua casa. Ele respondeu que, apesar de ter mais de 15 anos, elas estavam muito novas ainda", diz em meio a risos. Pois aí está um nicho que os brasileiros podem se esbaldar: o da decoração de alto luxo. Talvez usando esse exemplo de ousadia e brilho nos olhos...

Fonte:|http://www.valor.com.br/cultura/blue-chip/1031256/fio-trabalhado

 

 

Eccotêxtil – Consultoria Têxtil
Erivaldo José Cavalcanti
Estamos habilitados a examinar seu sistema de custos, promover otimizição, ou desenvolver um específico para sua empresa.
erivaldo@gestaotextil.com
11 – 64460647
11 - 77846336

Exibições: 294

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço