Sergipe, Pará, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Estes são, pela ordem, os principais
destinos dos produtos vendidos no Maraponga Mart Moda - maior shopping atacadista do nordeste do Brasil. Situado em Fortaleza, no Ceará, hoje o local reúne 330 lojas de 250 marcas, sendo que 85% delas são cearenses. “Comercializamos cerca de três milhões de peças por mês”, comenta Saulo Leite Varela(foto), diretor Administrativo do shopping que realizou o Festival da Moda de Fortaleza 2011 entre os dias 25 e 29 de abril, com o apoio do ABIT, entre outras entidades. “O aumento das vendas no shopping geralmente varia entre 15% e 25% na semana em que acontece o Festival”, ressalta Varela.
Nesta 31ª edição, o Festival da Moda de Fortaleza trouxe o tema “Se Essa Roupa Fosse Minha”. Na passarela da sala de desfiles, as novas coleções das marcas Gata Enxerida, Pahilly, Absoluta, Rosa Menina / Legião Rock, Blinclass, Kiev Jeans, Kokid, Lamanda, Gogh Jeans e Linhas e Formas. Diariamente, a partir das 7h, outros desfiles acontecem no interior do shopping.
Além dos desfiles, o trabalho de corretores também auxilia nos bons resultados alcançados nas vendas do shopping. "Contamos com o trabalho de aproximadamente 1200 profissionais que atendem os lojistas em todas as suas necessidades: transporte, alimentação, contatos com lojistas e até despacho das mercadorias", informa Saulo Varela. Por esse trabalho, o corretor recebe, diretamente da loja, 10% de comissão do que for vendido. Alisson Aguiar é corretor há sete anos. “É uma atividade que exige muito, mas ao mesmo tempo é gratificante. Eu me empenho para agradar o cliente ao máximo para que ele se sinta à vontade e faça bons negócios”, declara o corretor.
Denise Gomes é cliente do Maraponga Mart Moda há pouco mais de três meses e aprova o trabalho do corretor. “Venho de Salvador, na Bahia, especificamente para fazer compras aqui. O Alisson me auxilia muito porque ele direciona as lojas que devo visitar, as que têm os produtos que procuro”, conta ela que ainda atua como
sacoleira, mas que já planeja ter seu próprio ponto de venda. Já Val Galvão (foto ao lado), que tem loja em São Paulo, foi a Fortaleza para conhecer o shopping atacadista. “Já tinha ouvido falar muito daqui, mas nunca tinha vindo. Adorei a diversidade de produtos e os preços. Fiz boas compras e certamente vou virar cliente. Da próxima vez, inclusive, quero conhecer novos lojistas e para isso vou pedir o auxílio de um corretor”, disse.
Atualmente, o Maraponga Mart Moda tem mais de cinco mil compradores cadastrados. Para incentivar as vendas, o shopping oferece hospedagem para os compradores que vêm de outras regiões do Brasil. "Aquele que compra mais de R$ 7 mil por dia não paga a hospedagem que é oferecida no próprio local, com banheiro privativo e direito a café da manhã onde acontecem pequenos desfiles", relata Mana Holanda, proprietária do Maraponga Mart Moda juntamente com o marido, Manoel Holanda.
Em outubro, o Maraponga Mart Moda realizará mais uma edição do Ceará Summer Fashion, que terá como tema “Essa Festa é Sua”. O shopping funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.