Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Focus Fashion Summit 2023 une a cadeia de moda com os lançamentos para o Verão 2025

Muito mais do que lançamentos de tecidos, o Focus Fashion Summit, em sua quinta edição, tornou-se o mais importante evento da indústria de moda têxtil. Realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, a empresa Focus Têxtil levou para o espaço Pro Magno, em São Paulo,  uma seleção de palestras e talks com assuntos como tendências, marketing, sustentabilidade, mercado, tecnologia, entre outros.

Com o objetivo de unir a cadeia de moda, além das novidades em artigos da empresa, para os mais diversos segmentos, incluindo o denim, o local contou com stands de estamparia, aviamentos, magazine e do Instituto Focus Têxtil com mentorias sob o comando de Walter Rodrigues para a utilização de retalhos na produção de novas peças.

“Durante os três dias, exploramos o que há de melhor do segmento como um todo e conseguimos trazer aos participantes, estratégias praticas com grandes players do mercado. Acredito que todos saíram daqui com informações que conseguirão aplicar no dia a dia do seu negócio”, destaca Yoni Stern, diretor executivo da Focus Têxtil.

O público pode conhecer também o Hub de Soluções, uma novidade que reuniu mais de 80 empresas confeccionistas de diferentes áreas para agregar ainda mais aos clientes.

“Convidamos 82 empresas que são terceirizadores para os processos de costura, modelagem, em segmentos como o feminino, masculino, moda praia, uniformes, entre outros. Nossa ideia é fortalecer a cadeia têxtil como um todo”, afirma Maíra Prates, gerente de marketing e de showroom da Focus

Entre os assuntos abordados durante os três dias do evento, Miguel Lannes, Chief Artificial Intelligence Officer da Exame, apresentou as aplicações da Inteligência Artificial no segmento. Unindo tecnologia à sustentabilidade, Evelin Wanke, Diretora da Epson, e o estilista Dario Mittman falaram sobre o mercado da estamparia digital e as possibilidades de estampar diversos tecidos reduzindo o consumo de água a quase zero.

Felipe Meretti, Executivo de Negócios, Varejo / Ecommerce, Meta trouxe dicas de conteúdo para as redes sociais, especialmente reels, formatos de vídeos curtos e verticais. Felipe também falou sobre o impacto da Inteligência Artificial na forma de fazer publicidade e destacou a criatividade como ponto-chave para atrair e fidelizar o público.

 o comunicador e jornalista de moda Jorge Grimberg e a fundadora da NK Natalie Klein apresentaram as macrotendências de comportamentos 24/25 que impactam os desenvolvimentos e escolhas de tecidos, cores, shapes, beneficiamentos e sentimentos.

As melhores práticas em e-commerce de moda, incluindo uma boa experiência do cliente, foram temas abordados por Babi Tonhela, Sênior Manager Brasil da Ecommerce na prática. O talk “Moda com Propósito” incluiu assuntos como sustentabilidade e diversidade.

Durante o último dia de evento, representantes do Instituto Focus, Grupo Soma, Pernambucanas, Renner e Riachuelo apresentaram iniciativas sustentáveis dentro da cadeia têxtil e apresentaram um olhar mais pessoal ao assunto.

Na Arena Focus Têxtil, outro espaço da Focus Fashion Summit destinado a talks, o público participou de palestras sobre calçados e lingerie, moda masculina, geovendas, activewear, formas de garantir uma terceirização segura e muito mais.

“Em relação aos conteúdos, pensamos de uma maneira para fortalecer cada marca. Aconteceram palestras de todos os tipos, como a de tendências realizada pelo nosso departamento de pesquisas que reúne uma equipe que viaja bastante e busca informações pelo mundo”, diz Maíra Prates.

A Focus Têxtil é uma empresa familiar, a maior importadora têxtil do Brasil e, trabalha com vários segmentos como workwear, activewear, jeanswear, moda íntima, infantil, masculino, feminino e, possui vários centros de distribuição localizados no Espírito Santo, Nordeste, Sul, entre outros.

“O Focus Fashion Summit é hoje uma feira de moda e, nosso objetivo é atender as dores do nosso cliente, temos parceiros de etiquetas, aviamentos, impressão digital, marketing olfativo, marketing de moda, para que eles não encontrem somente tecidos, mas também empresas que vão incrementar tanto no produto quanto no serviço que ele oferece”, comenta Maíra Prates.

E continua: “Do ano passado para cá a feira quase dobrou de tamanho. As pessoas esperam sempre pelo evento da Focus, principalmente porque nossa pesquisa é muito forte. Então tem clientes que aguardam o evento para ter um direcionamento”.

próxima edição do Focus Fashion Summit está prevista para o segundo semestre de 2024.

TENDÊNCIAS

Alexandre Morita que faz parte da equipe de pesquisa da Focus Têxtil apresentou As Direções Criativas para o Verão 2025.“Realizamos uma pesquisa excepcional que inclui desde os principais bureaus de estilo internacionais até coberturas dos maiores eventos de moda do mundo para levar ao público e clientes o máximo de informação e estratégia”, afirmou.

Confira os temas:

Diversão Surreal traz como foco a geração Z em uma moda personalizada, experimental, com muito otimismo, euforia e psicodélica. Aqui a fantasia se une ao hyper digital em cores chamativas e tecidos diferenciados. A Inteligência Artificial vem como algo criativo. Destaque para as texturas, pelúcias, aspecto brilhante e novos volumes. No denim surgem customizações e lavagens divertidas.

Encanto Sensorial conta sobre a transição da estética feminina e contemporânea para um mundo digital mais sofisticado onde entram cores suaves, bem-estar e suavidade em um escapismo phygital com um olhar para o mundo digital de forma mais saudável. Aqui entram os tons apastelados, tecidos fluídos ou transparentes, brilhos translúcidos, efeito líquido, tecidos macios. Feminilidade inspira camadas e, babados tecnológicos. O romance desconstruído traz imagens em degradés e ombrés.

Fusão Multicultural já vem ganhando espaço há algumas estações e traz o aspecto artesanal, tons queimados, cores da flora, temperos, exotismo, detalhes exagerados, referências à outras culturas fomentando as tradições. Destaque para o mix de fibras, efeitos tie dye, shibori, estamparia étnica, tecidos rústicos, brilhos, artigos sofisticados como jacquards, bordados coloridos e a alfaiataria. O índigo ganha lyocel com toque e brilho.

A consultora de moda, Bia Aidar apresentou os principais shapes e desfile com as tendências para o Verão 2025. E, muito mais do que referências em peças, sua mensagem final faz um resumo da estação.

“Não se esqueçam que com tanta tecnologia e vontade de viajar a valorização de Fusões Multiculturais podem ser incríveis. Mas lembrem-se da riqueza da nossa!

Que o Encanto Sensorial possa renovar o olhar para produtos que se encaixam super bem ao nosso clima! E que a Diversão Surreal inspire e respire cores energéticas e impactem uma vibração maravilhosa! Olhem e analisem as principais formas e adaptem aos melhores tecidos para a coleção de vocês”.

Henry Costa, diretor de produto da Renner abordou o mercado digital para se trabalhar roupas sob medida, além de falar também sobre modelos e, desfiles. As matérias-primas digitais, por exemplo, mostram como ficará o caimento antes da produção. Há ainda os manequins criados à partir de corpos reais escaneados. A tecnologia pode ser usada na simulação dos produtos nas lojas, economizando tempo. As coleções mesclam o físico e o digital com realidade aumentada.

Segundo Henry, um ponto importante é ter confiança entre todos os elos da cadeia, para se trabalhar de forma mais rápida, simples e com menos custo. Cada vez mais trabalhar com novas tecnologias para trabalhar com maior rapidez. A Renner lançou em 2021 sua primeira coleção 100% digital que foi produzida sob demanda.

LANÇAMENTOS

A linha Denim da Focus existe há 12 anos. Entre os lançamentos, destaque para oIndileather, com aspecto de couro que não craquela e, peso de 8oz, o Indigo Cetim Power Trend Double, com peso de 8,4oz, em algodão, poliéster, viscose e elastano, vem com a trama preta que confere um azul intenso. Já o Indicolor Cotton Cetim Power Extreme vem com peso de 7,8oz, em diferentes cores e com aspecto cetim. Para a linha de camisaria, oLyocel com algodão garante leveza e brilho em artigos como Indigo Liocel Bari, com peso de 4,5oz e, o Indigo Liocel Amato, peso de 5,3oz.

Com elasticidade de 38%, o Indigo Power Bienno, vem com peso de 9oz, em algodão, poliéster e elastano. O Indigo Guardia Plus tem excelente largura de 1,60m e, surge com peso de 8,5oz, em algodão, poliéster, viscose e elastano. No 100% algodão, o Indigo Cadore 180 Plus vem com peso de 10oz e largura de 1,80m.

As outras linhas de tecidos trazem cores vivas, muito brilho, texturas, pelúcias, transparências, tons translúcidos, estampas gráficas, étnicas e com efeitos no tie dye.

Haco

A empresa que trabalha com etiquetas, tags, lacres, cadarços, cordões, entre outros produtos, apresentou na feira o book Denim Drop, com foco no segmento jeanswear e, lançado uma vez por ano.

Entre as novidades surgem etiquetas que não deixam sombra e são mais resistentes, como por exemplo o fundo branco e escrita preta, onde o fundo mantém o tom branco. Há opções coloridas também. O couro craquelado aceita sublimação e pode vir em diferentes tons ou com estampas, o couro cromo para peças mais claras, que não solta tinta, o couro craqueado com foil, uma super novidade da Haco, que pode ser colocado na máquina de lavar e não solta a tinta metalizada.

Outros lançamentos que acompanham as principais tendências do mercado é a etiqueta em algodão com estampa desgastada, etiquetas com recortes ou texturas diferenciadas.

Já os emborrachados podem vir em qualquer cor, opaco ou translúcido. Com inspiração nos anos 90 vale apostar em materiais como vinil. Para o mercado infantil, uma infinidade de opções lúdicas e didáticas com peças personalizáveis.

Pernambucanas

Juntamente como o Instituto Focus, a empresa promove o Projeto Design Vision, um reality show com estudantes de moda e, o vencedor deste ano, Gabriel Alves ganhou como prêmio – uma collab com a Pernambucanas. A coleção que foi apresentada no stand do magazine conta com oito peças produzidas a partir dos tecidos descartados da Focus seguindo o movimento da circularidade. A estampa a laser, “mano” vem em camisas, bermudas esportivas e na bermuda denim. Todas as peças são amplas, com uma pegada streetwear e no gender e ganham numeração que vai até o 50. A linha já está sendo vendida há um mês em lojas selecionadas e no site da Pernambucanas.

“Percebemos que essa collab tem levado o público mais jovem para as lojas físicas da Pernambucanas, trazendo essa nova geração para consumir”, afirma o estilista Gabriel Silva.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia Jeanswear

https://guiajeanswear.com.br/noticias/focus-fashion-summit-2023-une...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 38

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço