Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

As fibras ou fios têxteis, sejam naturais, artificiais ou sintéticos, podem ser configurados em forma de lâmina têxtil flexível. Há três maneiras de classificar os materiais têxteis laminares: não-tecido, malha e tecido plano.

Os não-tecidos são estrutura planas, flexíveis e porosas, constituídas de véu ou manta de fibras ou filamentos têxteis e estão direcionalmente orientados ou posicionados ao acaso, são construídos a partir de um processo mecânico de fricção (feltragem) ou por um processo químico de adesão (colagem) ou um processo térmico de coesão (fusionamento) ou de combinações destes (ABNT NBR-13370, 2002, p. 1).

Exemplo de não-tecido: não-tecido cardado ligado quimicamente/ Fonte: Site Edana



As formas de construção dos tecidos de malha estão caracterizadas pelo entrelaçamento de fios em diversas séries de laçadas (malhas), que se interpenetram e se apoiam lateral e verticalmente por meio de agulhas. O material se torna mais elástico, pois os pontos de ligação são móveis, e essas laçadas podem deslizar umas sobre as outras quando o tecido é tensionado. As laçadas podem se formar de duas maneiras, no sentido do comprimento, e é chamada de malha por urdume, ou no sentido da largura, chamada de malha por trama (SANCHES, 2006, p. 43).

Desenho de malha por urdume e malha por trama/ Fonte: VEBLEN, 2008



As formas de construção dos tecidos planos se caracterizam pelo entrelaçamento perpendicular de dois conjuntos de fios têxteis, a trama e o urdume. O urdume é composto por fios que, no sentido longitudinal, são presos ao tear e dão estrutura e comprimento aos tecidos; enquanto que os fios de trama, que dão a largura ao tecido, se entrelaçam a eles, na transversal, num ângulo de 90o (ABNT NBR 12546/TB 392, 1991, p. 1).

Tecido plano - base sarja 2x1/ Fonte: Troficolor Têxteis, 2010



Os tecidos, segundo ADANUR (2001, p. 6), podem ser classificados de muitas maneiras, dentre elas:

- Classificação pelo tipo de construção: tela, sarja, cetim, etc.;
- Classificação por nomes comerciais: denim, percal, brim, etc.;
- Classificação pelo método de coloração: tinto por imersão, estampado, fio tinto, etc.;
- Classificação quanto ao uso final: vestuário, têxtil para o lar, tecidos para fins industriais, etc.

Para transformar os fios em tecidos são utilizados máquinas para tecer – são os chamados teares – as quais, com um conjunto de fios de urdume presos a elas, fazem a trama passarem de um lado para o outro, entrelaçando-os e os mantendo unidos apenas pela forma de entrelaçamento.

Em todos os tipos de estruturas têxteis as formas de construção dos tecidos, os acabamentos e a matéria-prima, em suas variações, definirão a ‘cara’ do material, então, nestas características está fundamentado o design têxtil.


Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Exibições: 1433

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço