Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Foxconn fecha fábrica chinesa após briga que envolveu 2.000 operários

A Foxconn, grupo que monta produtos como o iPhone para grandes companhias de tecnologia do mundo, fechou uma fábrica no norte da China nesta segunda-feira (24) após cerca de 2.000 operários se envolverem em um confronto em um dormitório da empresa.

Ainda não está claro por quanto tempo a fábrica ficará fechada, enquanto autoridades investigam as causas dos distúrbios na unidade que emprega 79 mil funcionários na cidade de Taiyuan, no norte da China. A polícia e representantes da empresa estão investigando a causa do distúrbio.

"A fábrica será fechada hoje para investigações", disse o porta-voz da Foxconn Louis Woo à agência de notícias "Reuters". Um empregado da companhia contatado por telefone disse que o fechamento pode durar de dois a três dias.

Imagens feitas do lado de fora do complexo fabril mostraram janelas quebradas e uma linha de caminhões militares verde oliva estacionados dentro da unidade. A Foxconn informou que os problemas começaram por uma disputa pessoal que desencadeou o confronto na unidade. Mas algumas pessoas que publicaram mensagens na Internet disseram que guardas da fábrica espancaram trabalhadores e que isso causou a briga.

A agitação foi o mais recente episódio em uma série de incidentes em fábricas da Foxconn, nome comercial da Hon Hai Precision Industry e maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo.

A companhia, que chama atenção por ser fornecedora e montadora de produtos Apple, a empresa enfrenta denúncias de condições precárias e maus tratos dos trabalhadores em suas instalaçòes na China, onde emprega cerca de 1 milhão de trabalhadores.

Disputa pessoal

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, Foxconn disse que o incidente começou com o que definiu como uma disputa pessoal entre vários funcionários por volta de 23h do domingo em um dormitório e foi controlado pela polícia por volta de 3h.

Comentários publicados online, porém, sugerem que guardas da unidade podem ser a causa do tumulto. Em uma mensagem publicada no site de microblogs "Sina Weibo", o usuário "Jo-Liang" disse que quatro ou cinco seguranças espancaram um trabalhador quase até a morte dele. Outro usuário, "Fan de Sa Hai", citou um amigo de Taiyan que afirmou que guardas surraram dois trabalhadores da província de Henan e em resposta outros funcionários incendiaram camas e as atiraram para fora das janelas do dormitório.

Os relatos não puderam ser confirmados de forma independentes. A agência oficial de notícias "Xinhua" citou uma autoridade do governo de Taiyuan que afirmaram que investigadores determinaram inicialmente que a briga começou com o confronto de trabalhadores da província de Shandong com funcionários de Henan.

A "Xinhua" informou que cerca de 5.000 policiais foram enviados para encerrar a violência. A Foxconn citou que a polícia informou que 40 pessoas foram levadas para hospitais e que uma série delas foram presas. A Xinhua disse que três pessoas estão em estado grave.

Fonte: UOL

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/09/24/foxc...

Exibições: 263

Responder esta

Respostas a este tópico

Se o tratamento é dessa forma na Foxconn que presta serviço para a Apple, fico aqui imaginando o que ocorre nas fábricas têxteis e de confecções.

Isso é que é eficiência, produtividade e competitividade, tão defendida por alguns. E é contra isso que competimos.

Francamente!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço