FuturePrint 2025 apresenta nova edição do projeto (RE) ESTAMPA, que valoriza talentos da moda sustentável

A FuturePrint 2025 celebra seus 35 anos com uma nova edição do projeto (RE) ESTAMPA, iniciativa que reafirma o compromisso do evento e do Instituto Focus Têxtil com a inovação, a sustentabilidade e a formação de novos talentos da moda brasileira. De 16 a 19 de julho, no Distrito Anhembi (SP), o público poderá conhecer os resultados desse trabalho coletivo que alia criatividade, educação e responsabilidade socioambiental.

Nesta edição, o projeto impactou diretamente 20 alunos formandos do Istituto Europeo di Design (IED), que desenvolveram coleções autorais a partir do reaproveitamento de materiais têxteis. Sob a mentoria de três grandes nomes da moda nacional – Lucius Vilar, especialista em estamparia; Walter Rodrigues, referência em moda autoral; e Rita Comparato, estilista reconhecida pelo trabalho com cores e formas – os estudantes mergulharam em uma jornada de experimentação criativa e consciência ambiental.

Ao todo, foram reutilizados mais de 800 kg de resíduos têxteis, o que eleva para 1.400 kg o total reaproveitado entre as edições de 2024 e 2025 do projeto. A ação é resultado de uma sólida parceria entre a Brother, o IED, a FuturePrint e o programa AL-INVEST Verde, da Comissão Europeia, que juntos têm expandido as fronteiras do design sustentável no Brasil por meio de tecnologias de ponta, metodologias inovadoras e programas de mentoria.

A grande novidade deste ano será a apresentação das criações em um desfile exclusivo no Focus Fashion Summit, um dos maiores encontros da indústria têxtil e da moda sustentável da América Latina. O desfile marca o encerramento do projeto e oferece aos jovens criadores uma vitrine de visibilidade nacional e internacional.

Compromisso com a sustentabilidade

A FuturePrint, organizada pela Informa Markets, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e, em 2025, amplia suas metas de responsabilidade ambiental por meio de uma série de ações concretas, dentre as quais, estão: a reutilização de mais de 80% dos carpetes utilizados na montagem da feira; o uso exclusivo de iluminação LED nos estandes oficiais; o incentivo para que expositores adotem estruturas sustentáveis; a instalação de diversos pontos de coleta seletiva em todo o pavilhão e o apoio contínuo ao projeto social “Quebrada Alimentada”, do restaurante Mocotó, que fornece refeições para famílias em situação de vulnerabilidade na Zona Norte de São Paulo.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação

Por: anna

https://guiajeanswear.com.br/noticias/futureprint-2025-apresenta-no...

Exibições: 25

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço