Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Futuro da Roupa

Na história da t-shirt vestíamos mensagens de rebeldia e protesto, a roupa do futuro continua sendo pelo discurso, mas a síntese é a mensagem, propósito e função.
Parte dessa pesquisa foi apresentada para a Flagcx no desenvolvimento da Future Gallery (Adidas)

Nas próximas décadas, os corpos passam cada vez mais a ficar genéricos, a vivência globalizada evolui a genética humana, eles se tornam mais conscientes do que consomem e têm plena noção do impacto que cada atitude gera na natureza e também o que reverbera, ele passa a se tornar uma simbiose vivendo em plena harmonia.

www.vista.bio

O minimalismo é a lapidação do que é essencial, facilita a identificação da mensagem através de elementos estéticos

MIT

— Suas roupas se tornam parte do corpo, eles consomem elas através de upgrades, elas estão cada vez mais próximas do como podemos perceber pelo rising da malha e decadência do jeans.

— Vestimos espécies de skins imprimíveis que sempre que em contato com o corpo fazem varreduras de informações em tempo real sobre nosso organismo, controlam nosso microclima e equilibram o bioma.

Interactive shoes hub

— Através de tags pré-detectadas com os nossos interesses do dia e necessidades para completar tarefas específicas, detectamos pessoas que cruzam conosco e que podem nos ajudar com algo específico e ao mesmo tempo necessitem de algo que temos, sem julgá-las pela aparência, estilo ou local que se encontra.

renanserrano.com

— Cada vez mais as pessoas aprendem a manipular aplicativos de CAD para impressão de objetos 3D, a curva para compreender que a modelagem de roupas é muito mais simples, vai ser rápida, todo mundo poderá ser designer. Ter em casa scanners corporais vai ser algo normal, não só para controlar nossa saúde mas para produzir roupas on-the-go.

Cetiqt

— Trituradoras de roupas onde o resíduo é derretido e transformado em novos fios, que, com uma gota de corante (proveniente dos resíduos dos alimentos) tinge todo o material na cor desejada.

Cetiqt

— A primeira revolução industrial foi quanto o homem foi substituído pela máquina a vapor, a segunda foi com a invenção da energia elétrica, a terceira veio a robótica, a quarta é com sistemas de produção ciber-físicos, onde não precisamos mais de humanos para construir muitos tipos de peças de vestuário.

Knyttan

— Produção descentralizada, pessoas sobem o arquivo do seu corpo e outros designers podem desenhar modelos reprodutíveis, hoje a indústria chegou num nível de excelência que as máquina tem capacidade muito maior do que a demanda, por isso máquinas com tecnologia avançada e capacidade para produzir pequenas quantidades são o diferencial, as lojas passam a possuir mini-fábricas que produzem modelos sob-medida em 1 hora.

— Quando um cliente encomenda uma peça online, a loja mais próxima dele se responsabiliza em produzi-la, reduzindo o impacto no transporte.

Machine to be another

— Em mundos virtuais como second life, após escanear o seu corpo, você pode caminhar em lojas virtuais, provar as peças e se ver e sentir vestindo elas.

— As estampas serão feitas de e-paper, poderemos trocar o desenho digitalmente, como uma página de e-book.

— A comoditização da biotecnologia, nos permite imprimir bactérias que interagem com necessidades que estamos buscando no momento.

Biosoftness

Dentro desse viés lançamos recentemente o Biosoftness, você aplica sobre o tecido e ele bloqueia a proliferação de fungos e odores advindo de bactérias; estendendo a vida útil da roupa; estimulando um consumo consciente; preservando milhões de litros de água na lavanderia residencial

Hakanai | Margielá

— Video mapping será utilizado para provar a roupa em um ambiente real, modificando suas proporções, prints e até interagindo com botões clicáveis na projeção

Imagem ilustrativa

Métodos de comprovar a autenticidade de peças se tornam cada vez mais próximos da realidade, ao colocar uma lente macro no celular e ligar um aplicativo ele detecta os dados e os envia para uma base que confere a autenticidade do produto e até conta a trajetória dele.

Soso limited

Uma proposta para inovação é uma plataforma que ao escrevermos nossos problemas e tarefas, ela faz um mix (inclusive com a de outros usuários), e nos designa a pensar na solução, ou seja, ela agiliza a combinação das possibilidades e, o ser humano, pensa e prototipa na vida real.

Ser designer não é ter fama é um sentimento de conquista ao conseguir traduzir e veicular mensagens que ganhem massa e transformem vidas através do agir em um dos veículos mais sinceros e necessários, o vestir.

Publicação original: https://medium.com/renanserrano/o-futuro-da-roupa-e028ff538d3f

Webgrafia

http://biosoftness.com/

http://renanserrano.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alegoria_da_Caverna

https://en.wikipedia.org/wiki/Heterotopia_(space)

http://denimcity.org/

http://www.youtube.com/watch?v=o74IISRMbiY

https://www.facebook.com/eFitFashion/?fref=ts

http://www.marvelousdesigner.com/

http://www.styku.com/bodyscanner

http://www.youtube.com/watch?v=o74IISRMbiY

https://www.ethereum.org/

http://www.abit.org.br/conteudo/links/diversos/confeccao_futuro.pdf

http://techcrunch.com/2015/06/18/knyttan/

http://www.polygon.com/2014/3/4/5423330/oculus-rift-vr-gender-swap-girl-mirror-look

http://n-e-r-v-o-u-s.com/kinematicsCloth/

http://www.realtytoday.com/articles/7623/20141201/sony-e-paper-watch-specs-release-date-strap-screen.htm

http://manufacturing.materialise.com/mammoth-stereolithography

http://www.nytimes.com/2013/09/20/business/us-textile-factories-return.html?pagewanted=all&_r=1

http://www.businessinsider.com/jeans-are-being-replaced-by-yoga-pants-2015-10

http://www.stylourbano.com.br/mit-cria-roupa-inteligente-que-responde-a-transpiracao-e-ao-suor-do-corpo/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/12/cascas-de-laranja-viram-tecido-vitaminado-na-italia.html

http://www.stylourbano.com.br/estilistas-unem-mapeamento-de-projecao-e-moda-em-instalacoes-incriveis/

http://www.entrupy.com/

http://www.strategyand.pwc.com/perspectives/2015-commercial-transportation-trends

http://sosolimited.com/work/reconstitution-2008/

http://www.scientificamerican.com/article/latest-theory-human-body-hair/

http://www.youtube.com/watch?v=o74IISRMbiY

http://projection-mapping.org/tag/interactive/

Exibições: 248

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço