Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A retalhista quer aumentar a margem operacional para além dos 13%, à medida que procura conquistar uma fatia maior do mercado de vestuário global de 1,4 biliões de dólares. Entre outros fatores, a Gap salienta a construção de uma cadeia de aprovisionamento com melhor capacidade de resposta. 

dummy
Gap investe na resposta rápida

Ao longo dos últimos cinco anos, a Gap aumentou as suas vendas líquidas na ordem dos 1,6 mil milhões de dólares, ampliou a margem operacional em 260 pontos base e expandiu o lucro por ação a uma taxa composta de crescimento anual de 15%. Durante a reunião anual de investidores em São Francisco, que decorreu em abril, a empresa delineou as suas ambições para os próximos 12 meses e além.

«Cadeias de aprovisionamento de classe mundial já não são apenas mecanismos de execução», sustentou Sonia Syngal, vice-presidente executiva da cadeia de aprovisionamento global da Gap. «As atuais cadeias de aprovisionamento de topo de classe fomentam o valor através da flexibilidade e da velocidade, de forma a responderem à procura dos clientes», sublinhou.

Os elementos-chave de uma cadeia de aprovisionamento responsiva, aponta a retalhista nore-americana, incluem plataformas de existências de tecidos geridas pelo fornecedor, resposta rápida, e teste e resposta. Os stocks geridos pelo fornecedor, em que os principais comerciantes mantêm um conjunto de produtos acabados que podem aproveitar para o reabastecimento, são direcionados a produtos com ciclo de vida longo e permitem melhores níveis de existências.

A resposta rápida, por seu lado, é destinada a produtos sazonais para que a empresa possa ler a procura e reagir à cor, tamanho e silhueta que os clientes estão a comprar. Isto, explica Syngal, pode ajudar a retirar a volatilidade dos investimentos, permitindo alterar a variedade de estilos dos de baixo desempenho para os de melhor desempenho.

O teste e a resposta para os artigos de moda permite, que a Gap avalie as preferências de estilo dos clientes, para que assim possa comprar com base numa procura conhecida. A empresa antecipa que 50% dos seus produtos estará dentro do modelo de cadeia de aprovisionamento responsiva até ao final de 2016.

Desde que lançou a expedição a partir da loja, a Gap tem trabalhado para melhor corresponder as suas alocações de inventário em todos os canais, geografias, centros de distribuição e lojas, assegurou Tom Keiser, vice-presidente executivo de operações globais de produtos.

Para isso foi fundamental tentar desbloquear grupos de stocks para enfrentar os desequilíbrios de oferta e procura, o que Keiser defendeu ser «essencial» num ambiente global e impulsionado pela tecnologia. A Gap irá utilizar a análise preditiva avançada para avaliar os dados em tempo real, o que permitirá enviar os produtos aos seus clientes quando e como eles querem.

A cadeia de moda tem implementado o ajuste e etiquetagem globais, permitindo-lhe vender e movimentar produtos em determinados mercados. A Gap tem uma presença significativa e em rápido crescimento no retalho ao nível internacional, com planos para abrir 75 lojas franqueadas este ano, o que irá elevar o seu total para cerca de 450 lojas.

A China, onde o sector de vestuário cresceu mais de 11% no ano passado, continua a ser vista como a maior oportunidade de crescimento. A Gap espera que as vendas neste país mais que tripliquem nos próximos três anos, passando dos 300 milhões de dólares em 2013 para os mil milhões de dólares e tornando-se, assim, no seu segundo maior mercado.

Mais em pormenor, o crescimento no mercado chinês tende a ser impulsionado pela marca Old Navy da Gap, pelas lojas e pelo comércio eletrónico. Após a abertura da sua primeira loja Old Navy em Xangai no início do ano, a Gap irá abrir mais quatro lojas da cadeia ainda este ano.

«Continuamos comprometidos com o investimento contínuo no digital e no omnicanal», afirmou Art Peck, presidente de crescimento, inovação e digital na Gap. Segundo Peck, a Gap está a ouvir os seus clientes para compreender o que eles mais querem e fornecer rapidamente essas capacidades digitais.

Estas incluem a expedição a partir da loja, encontrar na loja, reserva na loja e encomenda na loja, destinadas a fomentar o envolvimento e a lealdade do cliente, bem como conquistar novos clientes. Em termos de crescimento nos meios de comunicação móvel, o retalhista está também a desenvolver tecnologias inovadoras como o design responsivo e o check-out fácil.

http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/43552/xmview/...

Exibições: 308

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito bom o artigo!

A GAP esta usando a Tecnologia a seu favor, aliada a excelentes colaboradores e melhoria continua de seus processos internos e externos.

Essas qualidades no planejamento de qualquer empresa é fundamental para a obtenção do sucesso.

Yuri Bernardi

yuri@vyasolutions.com.br

www.vyasolutions.com.br

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço