Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Garrafas PET Viram Uniforme para Funcionários da Sanepar

Em dois anos, 174 mil garrafas PET foram recicladas para a confecção dos tecidos para os uniformes de leituristas, operadores de estações de tratamento e pessoal de manutenção da Sanepar. A fibra reciclada de PET é misturada à fibra de algodão, o que garante conforto e durabilidade aos uniformes dos empregados da empresa.

O PET (Poli Tereftalato de Etileno) é um poliéster, plástico usado na fabricação de garrafas, frascos e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza. A reciclagem do produto traz grandes benefícios ao meio ambiente, visto que cada garrafa PET demora 200 anos para se decompor.

Para confeccionar uma camiseta do uniforme da Sanepar, são recicladas duas garrafas. A calça aproveita três garrafas; o chapéu, uma e a jaqueta, cinco garrafas. "A preocupação ambiental está presente em todas as áreas da companhia, inclusive nos uniformes que usamos", afirma o gerente da Unidade de Serviço de Materiais da Sanepar, Eduardo Lauand Neto.

A leiturista Juliana Carolina Rodrigues que trabalha há mais de dois anos em Curitiba e Região Metropolitana, destaca que todas as peças do uniforme são confortáveis e fáceis de lavar: “A calça tem secagem rápida. A jaqueta é bem resistente para o dia-a-dia e quentinha.”

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de PET (Abipet), em 2008 foram recicladas no Brasil 253 mil toneladas de embalagens. Destas, 38% foram encaminhadas para a área têxtil. Além de contribuir para a formação de cooperativas e para a organização dos catadores de lixo, a reciclagem promove ganhos ambientais. Para produzir um quilo de malha com PET são recicladas 11 garrafas de dois litros de refrigerante.

Ao reusar o material, a indústria deixa de produzir novas unidades de tereftalato de etileno (poliéster), economizando água, energia e matérias-primas, como o petróleo. A reciclagem também evita o acúmulo do material em lixões e aterros.

Fonte:|aen.pr.gov.br|

Exibições: 92

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço