Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Academia Internacional de Psicologia rejeita a pratica de segmentar a população em grandes grupos comportamentais ao longo dos anos, mas, assim tem sido desde a “Geração Perdida”.

Essas definições sociológicas de gerações nos ajudam a compreender os fatores motivadores e os hábitos comportamentais desses grupos, ainda que de forma genérica, que pode ser uma aliada dentro do processo de ensino-aprendizagem.

 Figura Linha do Tempo para as gerações sociológicas/ Reprodução


A maioria dos alunos das salas de aula dos cursos de moda do Brasil é da chamada Geração Z. Nascidos a partir de 1990 (alguns estudiosos apontam meados da década de 1980, não existe consenso), são também chamados de Nativos Digitais. Além da estabilidade econômica, viveram num país com inflação de um dígito e governo democrático.

Cresceram juntos da internet e de todos os seus desdobramentos, como o excesso de informação e o seu fácil acesso, do forte apelo visual e estético frente ao textual, das redes sociais e da portabilidade dos meios de comunicação, através dos notebooks e celulares.

Os professores - de outras gerações - enfrentam o desafio diário de lidar (e ensinar) esses jovens. Ainda que o conteúdo das disciplinas não tenha mudado, a forma como se leciona precisa ser adequada. A partir de estudos e práticas em sala, deixo algumas sugestões que possam otimizar as aulas com a Geração Z.

A geração Z cresceu junto com a internet e têm outras formas de aprender/ Reprodução


1. As ferramentas lousa e giz devem ser esquecidos. Utilize projetores, lousas digitais, tablets, filmes, clipes e até as mídias sociais. Quanto menos fugir dos seus hábitos, mais esse jovem estará ambientado e estimulado a aprender.

2. A imagem é muito presente e importante para Geração Z, dessa forma, sempre ilustre as aulas com fotos, desenhos, esquemas ou filmes.

3. Exemplos! Sim, eles precisam de muitos exemplos para decodificar a teoria com a prática. Não apenas exemplos de grandes marcas e luxuosas corporações, mas cases Made in Brazil que possam servir de estimulo.

4. Esse público está plugado 24h. Aproveite-se disso! Crie atividades dentro das redes sociais (esqueça grupos de e-mails) e inclua sites e blogs confiáveis nas pesquisas.

5. A má interpretação e redação de textos são reflexos da leitura virtual (textos curtos e objetivos) e é um desafio para a Geração Z, por isso, inclua textos-chave interessantes dentro do processo de aprendizagem. Também estimule a leitura e peça resenhas de reportagens semanalmente, proponha algum título literário como temática de coleções a ser desenvolvidas e oriente eles na criação de blogs e fan pages.

6. O pensamento fragmentado, a dificuldade de interconexão de conceitos e o rápido desinteresse podem ser sanados através de projetos curtos. Deixe claro o objetivo e construam juntos as ferramentas, formas e prazo para alcançá-los. Dessa forma, vários pequenos projetos sob orientação poderão construir o conhecimento sistêmico, completo e complexo.

Por Eduardo Vilas Bôas 
Professor de Moda no Senac SP

Exibições: 315

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço