Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Gerente da Fiação São Manuel - Itatiba, se Pronuncia em Rádio



Francesco Del Messier é o Gerente da Unidade de Malhas Itatiba de São Manuel, ou simplesmente, a FIAÇÃO de São Manuel. Fica mais fácil assim. Afinal de contas, a empresa já teve diversos nomes, mas nenhum deles foi tão forte e pegajoso como o simples FIAÇÃO.

A empresa, que atualmente pertence ao Grupo Franco Matos, tem sua sede em Itatiba-SP, onde fica a unidade de tinturaria. Aqui em São Manuel funcionam as unidades de fiação e malharia.
Ou melhor: funcionavam...
Porque a unidade de malharia está sendo desativada, nos restando a fiação que, por enquanto, continuará a operar por aqui.

Francesco recebeu a jornalista Tânia Casquel em seu escritório na empresa da cidade. Inicialmente ele falaria ao programa Sociais do Thiago Melego por telefone. Logo depois pediu para que Tânia fosse até lá e ela deu as explicações passadas por ele, ao vivo, no Show da Clube AM, ontem, às 11:30 hs.


CONCORRÊNCIA!



Como já é de conhecimento de todos, o grande problema é a concorrência desleal com a China.
Os produtos chineses invadem tudo e prejudica todos, essa é a verdade.

No ramo de malharia e fiação, os chineses respondiam antes por 30 % do mercado nacional. Atualmente eles respondem por 60 %. É impressionante!
E como competir? Eles têm milhares de mãos de obra escravas, funcionários que se esgotam para produzir e máquinas que não cessam de trabalhar... elas são substituidas a cada cinco anos e dificilmente recebem manutenção. São criadas para trabalhar sem parar. A matéria prima usada é de baixa qualidade, logo, de baixo custo.

Assim sendo, a China, no ramo de malharia, é uma grande pedra no sapato dos produtos nacionais.



VAI FECHAR A FIAÇÃO?

Por enquanto não.
Mas, existe essa possibilidade caso a concorrência continue tão acirrada com os chineses e o mercado não corresponda.

Segundo Francesco, as demissões que começaram desde abril deste ano, chegam a pouco mais de 200 funcionários. Somando-se com as 100 vagas de funcionários que pediram a conta e que não foram repostas, passamos de 300.

O mesmo será feito com aqueles que pedirem a conta à partir de agora: as vagas não serão repostas!

Existe o risco de novas demissões ocorrerem no início de dezembro. E como ficou explicado: tudo vai depender do mercado.

De 156 máquinas que aqui operavam, 84 foram embora, restando 52.


A POSIÇÃO DO PREFEITO DE SÃO MANUEL!

Baroni disse outro dia que havia tentado uma reunião há mais de um mês com a Diretoria da FIAÇÃO e que aguardava agendamento.

Segundo informações, houve uma reunião na segunda feira, 24/10.

Mas, o que a população de São Manuel pergunta é:
Se as demissões estão ocorrendo desde o mês de abril, porque só agora houve a preocupação do Prefeito Baroni?
Onde está Flavinho Silva, Diretor da Indústria e Comércio?


REUNIÃO!

Na segunda, 24/10, segundo informações, tambem ocorreu uma reunião entre Francesco e os funcionários, onde tudo foi explicado, desde a saida das máquinas, até as demissões ocorridas.


VAMOS REZAR!

É o melhor a fazer.
De repente, o mercado aquece, reage e a nossa FIAÇÃO volta a contratar...
É o que esperamos.

Exibições: 900

Responder esta

Respostas a este tópico

    TAMBEM TENHO UMA FIAÇÃO AQUI EM COSTA RICA -MS, E ESTOU PRATICAMENTE DENTRO DO ALGODÃO, E NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO REPASSAR O FIO,POIS TEM MUITAS EMPRESAS QUE ESTÃO QUEIMANDO O FIO DELES PARA NÃO FECHAR, CREIO QUE DEVIAMOS NOS REUNIR E IR ATÉ BRASILIA , NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS,TODO DIA VEJO NOTICIAS REFERENTE A CANA (ALCOOL)O GOVERNO NÃO DEIXA FALTAR NADA PARA ELES, ENQUANTO QUE AS INDUSTRIAS TEXTEIS ESTÃO FECHANDO AS PORTAS EM TODO O PAIS,ESTOU FAZENDO UM LEVANTAMENTO SE CONTINUAR DESTE JEITO TENHO QUE PARAR A EMPRESA POIS ESTÁ FICANDO ENVIAVEL TRABALHAR E NÃO TER RETORNO.

(WILSON) wilsonricatex@terra.com.br

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço