Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Gigantes da moda escrevem ao Primeiro - Ministro do Camboja

Cerca de vinte gigantes da distribuição de moda – onde se incluem a Nike, Adidas, Gap, Levi’s, Esprit, PVH e VF – enviaram uma carta ao governo do Cambodja pedindo que as autoridades do país respeitem os direitos humanos e dessa forma evitem as sanções que a Comissão Europeia quer impor.

É a segunda carta enviada pelo setor ao primeiro-ministro cambojano Hun Sen, alertando para os danos que as sanções podem representar para a indústria têxtil local – e, por inerência, para o negócio das gigantes da distribuição, que têm ali um paraíso industrial a baixíssimo custo. Os vinte grupos signatários importaram bens do Cambodja, só no ano passado, no valor aproximado de nove mil milhões de euros.

Resultado de imagem para imagens de moda

A UE iniciou em fevereiro o processo que poderá conduzir à suspensão temporária do acesso preferencial do Cambodja ao mercado comum, ao abrigo do regime de comércio ‘Tudo Menos Armas’ (TMA). As preferências ao abrigo do TMA podem ser suprimidas se os países beneficiários não respeitarem os Direitos Humanos e os direitos laborais fundamentais.

Em 2018, as exportações de têxteis e calçado, produtos das indústrias alimentares, produtos hortícolas (arroz) e bicicletas representaram 97 % das exportações totais do Cambodja para a União. Das exportações totais, no valor de 4,9 mil milhões de euros, cerca de 99 % eram elegíveis para beneficiar de direitos preferenciais ao abrigo da iniciativa TMA.

Na semana passada, a China fez saber ao executivo cambodjano que apoirá o país e a sua produção e prometeu oferecer assistência no caso de ficar fora do sistema tarifário da União Europeia.

http://jornal-t.pt/noticia/gigantes-da-moda-escrevem-ao-primeiro-mi...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 161

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço