Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quem foi Gloria Vanderbilt, a socialite americana que teria inspirado o roteiro de “Bonequinha de Luxo”?

(Foto: Getty Images)

Gloria Vanderbilt, designer de moda, artista, autora e herdeira americana, faleceu na última segunda-feira, 17, aos 95 anos, decorrente de um câncer. A notícia foi confirmada pelo seu filho, o jornalista Anderson Cooper.

Seu nome foi e sempre será lembrado no mundo da moda, do entretenimento e das artes - seja por ter sido uma herdeira que foi vítima de fraude, ou por ser a rainha do jeans, ou pelos seus quatro casamentos, sua história de infância e até por ter sido possivelmente a inspiração para o filme "Bonequinha de Luxo". Aqui, contamos um pouco da sua história e do seu legado que já é eterno. 

Figura recorrente das listas internacionais de mais bem vestidas na moda, Gloria acumulava elogios como sendo “a versão moderna e mais feminina dos homens do Renascimento”, pelo seu trabalho como poeta, atriz, crítica literária e artista. Foi no fim dos anos 70, com o lançamento da linha de jeans que levava seu nome, que Vanderbilt obteve sucesso entre as fashionistas.

 

Lançada em 1977, a marca gerou mais de 300 milhões de dólares em vendas em apenas três anos, ultrapassando a Calvin Klein na época. Ela revolucionou a indústria do jeans para sempre, combinando a peça mais democrática do guarda-roupa americano com um storytelling que dava um status de luxo ao jeans, se encaixando em todos os estilos. Se você pensa que a moda atual não tem nada a ver com Gloria Vanderbilt, pense de novo.

1560880534306709 gettyimages 534615622
(Foto: Getty Images)

Em vez de “pobre menina rica” (ou “poor little Gloria"), o status que ela tinha por ter sido vítima de uma luta pública por sua custódia na infância, ela se tornou a rainha do jeans e empresária de moda feminina, abrindo o caminho para designers que vieram depois dela como Carolina Herrera, Tory Burch e até mesmo as Kardashians. 

 

O nome e o símbolo (um pequeno cisne, em homenagem ao seu primeiro papel no teatro), se tornaram a grande referência do bom gosto no começo dos anos 80.

 

A marca Gloria Vanderbilt ainda existe, mas não acabou bem para a sua fundadora, que foi vítima de um golpe do seu advogado e ficou por dever milhões de taxas ao governo, até que o grupo Jones Apparel comprar a Gloria Vanderbilt Apparel Corporation em 2002 por 100 milhões de dólares. 

Além da moda, a sua vida pessoal é digna de um grande roteiro de cinema. Nascida em 1924, ela é tataraneta do milionário Cornelius Vanderbilt, que deixou uma fortuna para o seu pai - que faleceu quando ela era uma criança, deixando-a aos cuidados apenas da sua mãe. Com uma infância difícil, Gloria teve uma mãe ausente, que vivia uma vida frenética com a irmã Thelma (que era amante do futuro rei Edward VIII). Sua tia paterna, Gertrude, entrou com pedido pela sua custódia, o que ficou conhecido como um dos casos mais noticiados pela imprensa até então. Gloria ganhou o apelido de “pobre menina rica”.

 

Sua tia ganhou o processo, levando a pequena Gloria para viver em Long Island até os seus 17 anos, quando se casou com o agente Pat DiCicco depois de ter um caso com o seu chefe, Howard Hughes. Quatro anos depois, o divórcio. Aos 21 anos ela já podia ter acesso à sua herança e no mesmo ano se casou com Leopold Stokowski, que era 40 anos mais velho que ela. A união durou 10 anos e tiveram juntos dois filhos.

Nesse tempo, Gloria estudou na Art Students League of New York e teve sua primeira exposição solo em 1952. Em 1953 ela focou na atuação, aparecendo na Broadway em 1955 e na televisão em seguida. Neste ano, namorou Frank Sinatra e Marlon Brando antes de se casar com o diretor Sidney Lumet. Os dois ficaram juntos por sete anos até o divórcio em 1963, quando ela se casou com o escritor Wyatt Emory Cooper.

Os dois tiveram dois filhos, Carter, que cometeu suicídio aos 23 na frente da sua própria mãe, ao pular do 14º andar do apartamento da família; e Anderson, com quem era mais próxima e esteve com ela até seus últimos dias.

 

Com uma vida tão bem vivida e tantas polêmicas, Gloria Vanderbilt era sempre foco da imprensa, principalmente a de moda. Ela apareceu em revistas como Vogue e Harper’s Bazaar, sendo fotografada por grandes nomes como Richard Avedon, com quem tinha uma relação próxima.

Queridinha de designers, ela foi uma it girl antes da existência da palavra. Seu talento para o styling chamava a atenção, pois ela não se contentava com looks já pré-definidos e sim montava peças e acessórios de diferentes marcas e estilos, com um gosto impecável.

 

Sua relação próxima com Truman Capote criou o rumor de que ele teria usado Vanderbilt como inspiração para criar o personagem de Holly Golightly, do filme “Bonequinha de Luxo”. Ele costumava dizer que “O segredo de Gloria é que ela tinha a beleza de uma atriz, com o pedigree de uma herdeira e a atitude de uma artista”.

 

Nos últimos anos da sua vida, ela continuou a criar como artista e escreveu alguns livros, incluindo um romance erótico em 2009. Seu filho, Anderson Cooper, escreveu que sua mãe morreu assim como ela viveu: em suas próprias regras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exibições: 259

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço