Historicamente, a gravata é uma peça associada ao vestuário formal masculino. No entanto, no street style, o item tem aparecido cada vez mais em visuais de todos os gêneros e em propostas descoladas. Para inspirar, a Coluna Moda Fora dos Padrões separou 10 opções do acessório.
Vem ver!
Giphy/Daniel Zuchnik/Jeremy Moeller/Getty Images
A gravata surgiu na França, no fim do século 17, como uma adaptação de uma espécie de cachecol usado na Croácia. Inclusive, recebeu o nome de “cravate” (que vem de croata, em francês). Feita de linho e musselina, originalmente, a peça mantinha o pescoço fresco no verão e quente no inverno. Já o modelo borboleta foi originado entre mercenários croatas durante a Guerra dos Trinta Anos.
Com um nó no centro e duas pontas soltas, popularizada em terras francesas, a gravata passou a ser usada tanto por homens quanto por mulheres. Ao longo dos anos, firmou-se como um adereço ocidental em trajes de trabalho e eventos de gala. Atualmente, o acessório pode garantir um toque de charme, até em visuais com saias e jaquetas despojadas, por exemplo.
Daniel Zuchnik/Getty Images
Tradicionalmente, a gravata aparece em
looks formais
Matthew Sperzel/Getty Images
A peça também pode compor visuais descolados
Edward Berthelot/Getty Images
A gravata garante um toque de charme
Raimonda Kulikauskiene/Getty Images
Que tal com jeans?
Christian Vierig/Getty Images
No
street style, o acessório surge modernizado
Jean Chung/Getty Images
Lisa e preta: clássico
Edward Berthelot/Getty Images
Com nó no colarinho