Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Greenpeace denuncia roupas com substâncias químicas potencialmente perigosas

A roupa impermeável para esportes ou atividades ao ar livre possui muitos produtos químicos potencialmente perigosos para a saúde e o meio ambiente, alertou nesta segunda-feira a organização ambientalista Greenpeace.

"No total, foram submetidas a um teste 14 peças de roupas para mulheres e crianças de marcas 'outdoor' com compostos perfluorados (PFC) e outros produtos tóxicos", explica o Greenpeace em seu site alemão.

Foram encontrados PFC em todas as peças da marca Gore-Tex, por exemplo.

Os compostos perfluorados são polímeros químicos usados por sua resistência ao calor, por sua impermeabilidade e pela capacidade para afastar o pó. Estão presentes em inúmeros objetos da vida diária como tecidos antiaderentes, produtos contra manchas ou certas embalagens de alimentos.

"Os PFC, como o ácido perfluorooctanoico (PFOA), se concentram no meio ambiente, nos alimentos e na água potável e também têm um impacto sobre a saúde humana", afirma o Greenpeace.

Os dois laboratórios independentes que realizaram as análises encomendadas pelo Greenpeace também encontraram concentrações suspeitas de PFOA em produtos das marcas The North Face, Patagonia, Jack Wolfskin, Kaikkialla, e uma calça para crianças da marca Marmot.

A organização ambientalista lançou em 2011 uma campanha chamada Detox contra a contaminação da água pela indústria química.

FONTE: AFP

Leia mais em:http://saude.terra.com.br/greenpeace-denuncia-roupas-com-substancia...

Exibições: 341

Responder esta

Respostas a este tópico

Mais uma gama de produtos denominados "performáticos", que apresenta problemas ambientais e perigos para a saúde...., todos fornecidos a muito tempo por empresas multinacionais de grande porte. Com certeza a contra-argumentação será que os estudos ainda não são conclusivos, mas que de qualquer forma estão investigando....

Na verdade, com os conhecimentos e equipamentos sofisticados de hoje, precisariamos revisar urgentemente todas as bases químicas dos diversos produtos utilizados em tinturaria e acabamento têxtil, independente de suas respectivas capacidades de gerar lucros.... 

Novos tempos, novos conceitos e consequqntemente novos procedimentos...  

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço