Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Greenwashing é uma prática de marketing destinada a criar uma imagem ilusória de responsabilidade ecológica e sustentabilidade ambiental por parte de uma empresa . Segundo a Vogue México, essas empresas usam termos como "consciente", "orgânico", "eco" ou "sustentável" para definir seus produtos, embora seus modos continuem sendo abusivos e poluentes. Um exemplo dessas ações são as marcas pertencentes ao fast fashion ou fast fashion, que realizam esse greenwashing mantendo uma produção massiva que não é sustentável.

O ISEM Fashion Business School comunica que existe uma parte invisível na indústria da moda para o consumidor, esta corresponde à cadeia de valor de um produto . Embora pareça que atualmente os dados neste setor estão deixando de ser invisíveis. Algumas empresas foram denunciadas por usar greenwashing em suas campanhas de marketing, como Inditex, H&M, Primark, Nike, Adidas, New Balance, Gucci, Dolce & Gabbana, Lacoste, Decathlon, Asos, Boohoo, etc., conforme mostra o relatório "Os numerosos branqueamento de reputação da indústria da moda" pela Carro de Combate, a Autoridade de Consumidores e Mercados da Holanda (ACM) ou a Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA).

O portal de moda sustentável, Vesti la Natura, afirma que as fibras sintéticas estão incluídas em mais de dois terços dos materiais utilizados na indústria têxtil . O material mais utilizado é o poliéster, uma fibra que vem do petróleo e que não serve para ficar em contato com a pele. No início do ano, a Bloomberg publicou um relatório especificando que 92,5% das roupas de Shein estudadas continham plásticos. A empresa lançou a coleção evoluSHEIN, que trazia tamanhos inclusivos e materiais sustentáveis, o que pode ser considerado uma ação de greenwashing .

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Dessa forma, algumas marcas realizam propaganda enganosa e tentam confundir o consumidor. Então, como o consumidor pode identificar o greenwashing ? “A sustentabilidade está na moda e as grandes redes estão aproveitando para vender mais. Quando uma empresa é verdadeiramente sustentável, ela possui informações extensas, comprovadas e visíveis em seus sites. Acho que o melhor conselho é sermos críticos e nos questionarmos, tentaria ser responsável com meu consumo. A insustentabilidade da moda começa pelo volume que se produz, meu conselho é tentar analisar o que está por trás das empresas que costumamos comprar, eu buscaria informações sobre seus impactos ambientais e sociais”, comenta o fundador do Slow Fashion Next , Gema Gomez.

O consumidor tem a possibilidade de obter informações antes de efetuar uma compra, lendo a etiqueta das roupas e tentando se aprofundar nas informações que uma empresa apresenta . Quanto maior for uma marca, mais difícil será mudar sua estrutura para uma mais sustentável. No blog Slow Fashion Next, eles compartilham que os usuários podem verificar se uma organização faz doações em defesa do meio ambiente, perguntar quais processos, requisitos ou regulamentos ambientais estão sendo cumpridos ou verificar se fazem parte de um Conselho de Administração que garante que eles atender a requisitos mínimos.

A diretora do mestrado em Comunicação, Gestão de Marca e Sustentabilidade na Indústria da Moda da Universidade Internacional da Catalunha, Elisa Regadera, explica que as redes sociais serão uma grande ajuda neste momento, pois permitirão que sejam solicitadas explicações às empresas antes das ações que realizam. Além disso, terão um papel fundamental na tomada de decisões a favor do consumo circular : “Os RRSS são o local onde 'vive' a geração atual e 'vive' a geração futura”, afirma este especialista.

Nos últimos anos, cresceu a preocupação com a forma como as empresas afetam a sociedade a nível social e ambiental e, com ela, a necessidade de uma comunicação transparente sobre sustentabilidade. Mas como as empresas podem contribuir para uma comunicação autêntica sobre seu compromisso com a sustentabilidade? Segundo a jornalista e especialista em consumo e sustentabilidade Brenda Chávez, a chave para evitar o greenwashing é que os governos regulem , as empresas parem de usar essas táticas e os consumidores estejam cientes delas para que possam denunciá-las.

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A indústria e seu impacto no meio ambiente são questões que estão em constante debate. Diante dessa situação, Regadera afirma: “Acredito que a saúde, a segurança e as condições salariais das pessoas devem ser o primeiro objetivo da indústria. Quanto ao seu impacto no planeta (mudanças climáticas, recursos hídricos, ecossistemas, etc.), qualquer intervenção para reduzir o impacto nos processos -desde o design e desenvolvimento do produto, à seleção de materiais, bem como tudo relacionado à fabricação, embalagem, transporte, armazenamento e distribuição, consumo e devolução – levariam a avanços no combate às mudanças climáticas. O importante é rastrear e conhecer bem a própria cadeia de abastecimento, decidir por onde começar e o que vai ser mais responsável, fornecendo os dados com transparência”.

Carro de Combate aconselha as empresas a evitar exageros ou ocultar informações para greenwash, eles acreditam que as empresas devem defender a mudança e demonstrar soluções às pessoas , bem como destacar e celebrar novos modelos. Vesti la Natura acrescenta que devem envolver-se na investigação de materiais de origem biológica e de uma forma mais circular, defendem que se aborde o problema da produção de baixa qualidade e fast fashion , que as marcas também incluam a obrigação de adotar os devidos diligência, tanto em termos de “direitos humanos” quanto de “violações ambientais”. Por fim, eles fazem uma pergunta às grandes empresas: por quanto tempo continuarão a fazer falsas alegações a seus clientes?

Graças à Lei 7/2022, sobre resíduos e solos contaminados de responsabilidade da indústria têxtil espanhola, novas medidas estão sendo regulamentadas para que as empresas têxteis possam cuidar de seus resíduos . “As marcas devem pensar em doar, alugar, consertar, vender roupas de segunda mão, customizar, etc. No caso de não optarem por estes novos modelos de negócio, devem pensar onde e como vão eliminar, acondicionar e/ou gerir esses resíduos, sem os enviar para aterros, outros países , etc. Eles também devem pensar em eco-design, para não desperdiçar restos de protótipos e assim por diante.A tecnologia também ajudará a reintroduzir na cadeia produtiva aqueles tecidos que não são misturados e podem dar origem a novas peças de vestuário: a reciclagem têxtil . E, claro, como gerir as águas residuais das fábricas com os seus fornecedores, etc. Mas como a legislação obriga no âmbito espanhol e nem sempre nos países de produção, isso vai continuar pendente”, partilha Elisa Regadera. No quadro da COP25, Gabriela Figueiredo, presidente do regulador português, apontou “a existência de um guia a nível europeu seria o melhor porque os investidores têm medo de greenwashing . Este quadro regulamentar teria a vantagem de desenvolver informação 'compreensível' e 'credível'”.

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Elisa Regadera apresenta o passaporte digital que “vai ajudar as marcas a serem transparentes na rastreabilidade da sua cadeia de valor através da blockchain . Isso permitirá que as marcas monitorem seus processos e detectem qualquer tipo de alteração, podendo corrigir e/ou tornar sua cadeia mais eficiente.. Nos casos de marcas de luxo ou artesanais, também possibilitará o combate à falsificação. E a mesma informação pode ser do conhecimento do consumidor: através de um código de barras, código QR ou algo semelhante colado nas etiquetas ou nas próprias peças de vestuário, terá acesso a toda a informação. Você também pode adicionar outros conteúdos relacionados à marca, cuidados com roupas, eventos, etc. que podem ser consultados através deste meio. Mas ainda falta um pouco para essa prática se espalhar, já que poucas marcas ainda têm acesso à tecnologia blockchain ”. Figueiredo considera fundamental encontrar uma solução "pragmática" para que este contexto não conduza a uma "avalanche" de informação .

Parece que o greenwashing não vai acabar tão cedo, mas consumidores e empresas podem fazer sua parte para que isso aconteça em breve . Nos últimos anos, o interesse do consumidor pela sustentabilidade vem crescendo e se a demanda crescer, a situação será regulamentada.

Artigo escrito por Nora Sesmero Andrés , voluntária do Fashion Revolution.

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