Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Guia de Moda de A a Z: Saiba Como Usar os Clássicos e os Hits

Conheça de A a Z o significado de alguns termos da moda, aprenda a usar peças clássicas e saiba o que não vai sair do seu guarda-roupa na próxima estação.

ALFAIATARIA
A modelagem emprestada do guarda-roupa masculino é uma das mais clássicas. O corte é o segredo para o caimento perfeito, e se você quiser um toque de sensualidade escolha peças mais justas. Vale investir porque são peças atemporais — que não saem de moda. Para atualizar a produção invista em outros materiais, como o couro, o jacquard e o veludo

BOUDOIR
As peças com inspirações no universo da lingerie dão o toque das roupas de festa ou produções noturnas. Quem tiver medo de errar a mão na ousadia pode deixar um pouco de pele à mostra, mas parecendo que foi por acaso.

CLUTCH
Chique, pequena e útil: esses são os lemas da carteira de festa que ganhou as ruas e garante um look sofisticado a qualquer hora do dia.

DENIM
O bom e velho jeans na sua versão bruta, com lavagem azul-escuro, combina com tudo, afina a silhueta e nunca sai de moda. Experimente combinar com outros elementos clássicos, como as listras. Se quiser uma opção mais ousada combine com outras lavagens de jeans.

ESCARPIM
É o curinga dos sapatos de salto. A cada estação ele surge repaginado: em versões coloridas, de verniz, metalizados, com detalhes na ponta (como o cap toe de metal) e no salto. A versão nude é a favorita das celebridades, democrático, o tom combina com todos os looks e, de quebra, alonga as pernas

FRANJAS
Seja nos acessórios, ou em roupas, as franjas garantem o movimento até aos looks mais básicos — e de quebra, disfarçam volumes extras e alongam a silhueta. A variação de material faz toda a diferença na conquista do estilo: as de camurça, por exemplo, dão o ar country, as de couro o rock, as de crochê mais folk...

GODÊ
As formas femininas, da década de 1950, estão em alta. O modelo godê guarda-chuva é o mais rodado de todos — e só é indicado para as magrinhas. Experimente as saias evasês, porque têm menos circunferência e fazem menos volumes. Em todo o caso, sempre aposte no salto para alongar sua silhueta. Para deixar o visual mais moderno aposte numa camiseta. Já o casaquinho de tricô complementa o estilo retrô.

HI-LO
É a mistura de peças sofisticadas com outras básicas no mesmo look. O termo vem do inglês, no qual o “high” representa as roupas mais cara e de grife, e o “low” as mais acessíveis, de lojas de departamento. Mas a ideia principal é criar um look despojado, fazendo um mix de peças de universos diferentes, por exemplo: você pode misturar o brilho com uma peça bem casual, como o jeans, ou pode quebrar a sensualidade de um look com uma peça do guarda-roupa masculino. Divirta-se!

T BAG
É a bolsa usada pelas It-girls, garotas que são ícones fashion, como as editoras de moda, celebridades e blogueiras. Podemos considerar It bags os modelos tops de linha das principais marcas de luxo: como Chanel, Louis Vuitton, Hèrmes, Prada, Balenciaga... Dentre estas grifes alguns modelos específicos foram disseminados na mídia e ganharam milhares de cópias pelo planeta. Confira os principais:

1- 2.55, da Chanel
2- Pyramid, da Prada
3- Classic, da Balenciaga
4- Lady Dior, da Dior
5- Birkin, da Hermès
6- Luggage, da Celine

JACQUARD
O tecido encorpado surgiu na França, e que remete ao Barroco, já foi muito usado na decoração. Nesta temporada de inverno vem em peças de alfaiataria, como casacos e coletes, e também no jeans –estampado imitando a textura do material. Como as peças desse material são ricas em detalhes use-as com peças neutras e não abuse dos acessórios.

KLEIN

Eternizado pelo artista francês Ives Klein, o tom, também conhecido como azul-bic, quando usado em um look neutro, ascende a produção. Quem quiser apostar no look monocromático pode investir em acessórios metalizados. Se quiser um visual mais ousado vá de color blocking: combine- o com o amarelo, o vermelho ou o laranja em peças ou acessórios.

LISTRAS
As listras vão estar com tudo. Uma boa dica é escolher peças listradas em preto e branco ou no estilo navy – são fáceis de coordenar — e usá-la a favor das curvas, seja para aumentar ou esconder alguma parte do corpo. As horizontais, largas, estreitas, verticais, em detalhes e em looks totais...

MACACÃO
Com os acessórios certos, o macacão transita entre os looks do dia e da noite. Durante o dia invista em tecidos de algodão e malha. Para uma festa mais formal, troque as estampas multicoloridas por uma cor lisa e aposte em tecidos sofisticados. Prático, é um dos aliados das magrinhas e das gordinhas.

NUDE
O tom é o novo preto dos tapetes vermelhos e festas. Chique, garante uniformidade com a cor da pele (existem várias nuances de nude, do mais rosado ao bege), escolha a que amis combina com você. Quando usado em acessórios, como sandálias e escarpins, alonga às pernas

PRETO E BRANCO
A combinação, mais clássica e cheia de contraste, se renova com estampas geométricas, divertidas e materiais nobres. A dupla vai dos looks casuais aos de festa. 

QUIMONO
As influências orientais, nas modelagens e nas estampas é sempre elegante. A grife Prada trouxe para sua última coleção vestidos-quimono, com detalhes que remetem a origamis e plataformas

RETRÔ STYLE
Os acessórios consagrados em décadas passadas são uma ótima alternativa para tirar um look do lugar comum. Cuidado para  não exagerar e construir um look com cara de brechó. Um lenço, óculos, uma estampa xadrez, um casaco com botões grandes ou até mesmo detalhes como golas e mangas dão um perfume das décadas que mais marcaram a moda

SPIKE
Junto com as tachas, esta peça de metal, que lembra um espinho, saiu direto do mundo do punk-rock para às passarelas... E caiu no gosto das fashionistas! Em aplicações delicadas nas golas, ombreiras e em tom sobre tom em acessórios, o detalhe dá o ar street e cheio de atitude à produção.

TRANSPARÊNCIA

Toques delicados, como o recorte numa camiseta revelando apenas partes estratégicas do corpo, ou sobreposições de tecidos leves, como a organza e o tule. O detalhe aparece também nos acessórios de plástico e acrílico, que ganharam o nome de crystal clear.

UNIFORME
O estilo esportivo, inspirado nos uniformes militares é confortável e democrático. O  trench coat, por exemplo, cumpre o papel de vestido com elegância.

ESTIDO
O famoso pretinho básico, um dos termos da moda mais utilizados, revela a natureza versátil dessa peça. Como eternizou a estilista Coco Chanel: “Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame". É fácil entender o pa razão: o vestido dispensa complementos, pede poucos acessórios e garante um visual feminino e elegante.

XADREZ
Desde as peças clássicas  até as mais modernas e acessórios, o xadrez pode ser usado sem medo  até em look total. Para evitar o estilo grunge, opte pela padronagem grande e preto e branco, como no look de Jessica Alba, criação de Louis Vuitton.

ZÍPER
Nos detalhes, é jeito fácil de dar um toque urbano ao seu look. Nas barras e fendas são versáteis e seguras: a regulagem faz com que você revele só o quanto quer.

http://claudia.abril.com.br/galerias/guia-de-moda-de-a-a-z-saiba-co...

Adriana Yoshida e Bianca Luisi / Design Eduardo Henrique

.

.

.

.

.

..

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 1033

Responder esta

Respostas a este tópico

   Belissímo alfabeto.

   O preto e branco clássico não poderia faltar nesse alfabeto.

Excelente  conteúdo.Parabéns Romildo.

   A transparência está linda com toques delicados, revelando apenas partes estratégicas do corpo.

   Obrigado Gild, os seus são impecavéis.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço