Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Haco, empresa blumenauense com 94 anos, é hoje referência mundial quando o assunto é identificação para valorizar marcas. Pioneira em processos e produtos sustentáveis no segmento têxtil acaba de lançar ao mercado o seu novo Manifesto pela Sustentabilidade, com o objetivo de declarar comprometimento com este tema tão relevante na atualidade. 

O Manifesto pela Sustentabilidade Haco reforça o propósito e a responsabilidade da empresa em atender as necessidades de seus clientes sem comprometer as gerações futuras, fazendo uso responsável dos recursos para garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente e o constante desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis para que a sustentabilidade seja hoje, uma realidade em toda a cadeia têxtil, afinal ela é muito mais que uma tendência. A preocupação ecológica e social tornou-se requisito básico para o desenvolvimento saudável de toda cadeia produtiva.

“Esse tema para a Haco é um tema antigo, há mais de 30 anos nos preocupamos e pensamos de forma sustentável, e a gente não acredita que esse tema da sustentabilidade é hoje uma bandeira e sim uma realidade, porque nós não temos dúvidas, que isso vai ser cada vez mais forte, puxado pelo consumidor final”, destacou Alberto Conrad Lowndes, CEO da Haco. 

Crédito: divulgação/Haco

Para Lucas Fortes Rocha, Gerente de Marketing e Produto, “as empresas e criativos devem investir na busca de novas tecnologias para a produção de peças e acessórios que respeitem o meio ambiente em todas as etapas, da obtenção da matéria-prima ao descarte responsável. Essas iniciativas sustentáveis criam diferenciais, reforçam a identidade da marca e aumentam a identificação com o público, cada vez mais adepto à questões ambientais.” 

Neste ano, durante a Febratex, uma das maiores feiras do segmento têxtil da América Latina, que aconteceu no mês de agosto em Blumenau a Haco lançou uma ação que vem de encontro ao seu propósito de ser cada vez mais sustentável e reconhecida por tratar este tema com sensibilidade: o objetivo da empresa é plantar 5.000 árvores até o final de 2022, para isso a empresa têm distribuindo como brinde nos seus eventos, sementes de árvores nativas para que seus clientes participem da ação e se sintam envolvidos neste propósito.

Um dos pilares mais importantes da sustentabilidade na indústria têxtil é a escolha dos materiais. Há várias alternativas sendo utilizadas com sucesso no mercado e ganhando a preferência dos consumidores de forma crescente. 

Para Daniela Opuchkivicth, Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvido da Haco, “o papel do Desenvolvimento de Produto neste tema é bem importante porque a gente percebe que a partir do momento que nós começamos a ofertar produtos e processos sustentáveis no nosso portfólio, acaba influenciando as pessoas a olharem para esse quesito e a se importarem com isso, a gente se torna referência”. 

Os produtos lançados pela Haco utilizam matérias-primas ecológicas, como fios de algodão biodegradável em etiquetas tecidas e estampadas; poliéster reciclado em etiquetas de alta definição, cetim e cadarços; papel reciclado; lacres feitos com polímeros de oriundos de fontes renováveis (não fósseis); recouro com silk a base d'água, recouro e cadarços em poliamida biodegradável que se decompõe na natureza em 5 anos. Além de produtos e processos, a Haco mantém diversas certificações que garantem a origem das suas matérias-primas.

O mercado está cada vez mais informado e exigente, o consumidor de moda quer cada vez mais, que todo o caminho do produto que ele consome seja sustentável, deixando claro que se preocupa com a procedência dos itens que compram a ponto de optar por empresas que priorizam a preservação do meio ambiente e o futuro do planeta.

https://www.abit.org.br/noticias/haco-lanca-manifesto-pela-sustenta...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 36

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço