Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Imagine um punk com pegada esportiva. É esse o visual underground que promete dar as caras no streetwear na próxima temporada

DESFILE DE ALEXANDER WANG PARA H&M (Foto: Getty Images)

Se você ainda está tentando entender o normcore, melhor esquecê-lo e olhar adiante. Uma nova tendência de moda “underground” já é apontada como sua substituta e recebe o nome de “health goth”, uma espécie de mix moderno do estilo gótico e punk (pense em cores escuras, silhuetas ajustadas e acessórios de impacto) com referências esportivas. Mas que, segundo os adeptos, se trata de um estilo de vida há anos.

Estranho? Muito. Cool? Aparentemente, sim. Aliás, se tornou também uma maneira simples de apresentar o mundo fitness a pessoas que antes não se reconheciam no estereótipo típico de um “marombeiro”.

NO INSTAGRAM A HASHTAG JÁ FOI CRIADA E CONTA COM MAIS DE MIL PUBLICAÇÕES - ALGUMAS, CLARO, IRONIZANDO (Foto: Reprodução Instagram)



O termo foi cunhado pelos músicos americanos Mike Grabarek e Jeremy Scott. No ano passado, os dois criaram uma página de Facebook, onde publicam fotos que representam esta nova estética. Depois deles, o produtor de música e promoter Johnny Love, que mora em Chicago, acabou criado o site HealthGoth.com e uma linha de camisetas esportivas que visam subverter o look esportista “imposto” por grandes marcas especializadas na área. “É como se tivéssemos alcançado um novo patamar da aparência fitness”, disse Love, nada modesto, ao The Huffington Post.

CAMISTA CRIADA POR JOHNNY LOVE PARA REFORÇAR A IDEIA DO HEALTH GOTH (Foto: Reprodução Facebook)



Em entrevista ao site Complex, Mike e Jeremy expuseram de forma mais clara as característica deste estilo: “tecidos que absorvem a umidade, muita malha, roupas que aliam moda e desempenho, peças transparentes e correntes”. Basicamente investir em sportwear de alta performance, com toques de ficção científica, cyberpunk e elementos futurísticos – tudo preto, no máximo, com pequenos toques de branco e prata - é a chave para acertar no look. Mas claro que atitude também é indispensável. Deixar fluir o lado mais obscuro da sua personalidade faz parte.

TRINITY, PRIS E LEELOO SÃO REFERÊNCIAS (Foto: Divulgação)



Quer algumas referências visuais? Pense na Trinity, da trilogia “Matrix”, ou na Pris, de “Blade Runner”, como sugere a Marie Claire britânica. Se quiser acrescentar um lado sexy ao visual, a publicação aconselha ainda ter como referência a personagem de Milla Jovovich, em “O Quinto Elemento”.

Esses sinais de apropriação do termo pelo mundo fashion, claro, não agradou muito os adeptos do lifestyle, que já até virou meme nas redes sociais. Porém, já não dá mais para evitar que alguns fashionistas embarquem de alguma forma nesta nova onda. Basta dar uma olhada na coleção assinada por Alexander Wang para a H&M, que chega às lojas no dia 6 de novembro.

COLEÇÃO DE ALEXANDER WANG PARA A H&M, QUE CHEGA ÀS LOJAS EM NOVEMBRO (Foto: Getty Images)

Exibições: 394

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço