Ao traçar o perfil da indústria têxtil brasileira atual, verifica-se que o setor apresenta números significativos em relação aos parques produtivos de confecção mundial, mas como a indústria chegou até aqui? Como se deu a evolução e história da indústria têxtil no Brasil?
A pesquisa histórica intitulada “150 anos da indústria brasileira” realizada pelos autores Berman, Costa e Habib (2000) para o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), indicou que as descobertas feitas em lagos pré-históricos suíços, mostraram que o linho era fiado e tecido deste a Idade da Pedra.
No Brasil, é na carta do descobrimento de Pero Vaz Caminha (escrita em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500 ao rei D. Manuel I) que se encontra a primeira referência da existência de tecidos no país, quando o escritor se refere ao vestuário com o qual as mães seguravam seus filhos.
Os autores explicam que a história da indústria têxtil no Brasil Colônia começou no final do século XV, quando os mercadores de tecidos iniciaram um sistema doméstico industrial de tecelagem, saindo dos grandes vilarejos e indo para vilas menores providos de matéria-prima e tear.
As cortes portuguesas notaram essa lucrativa fonte de renda, mas eles se alarmaram, pois a colônia deveria ser apenas uma fonte inesgotável de riqueza e esse progresso iria contra esse entendimento. Sendo assim, em 1785, através do alvará de Dona Maria I - a Louca – a instalação de manufatura de tecidos de algodão estava proibida.
Na história da indústria têxtil no Brasil Colônia, a produção de manufaturas no Brasil foi proibida / Reprodução site Arquivo Nacional
A história da indústria têxtil no Brasil ganhou destaque novamente com a revogação do alvará da Dona Maria I por D. João VI, em 1808, quando a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro exigiu novas fontes de renda para financiar o exílio. Nesta ocasião também se abriu os portos às nações amigas e com isso se modificava a estrutura comercial no país, mantendo-se assim, até a independência em 1822.
Por Samira Troncoso Designer de Moda e Professora na Feevale/ Novo Hamburgo (RS)
Fontes: - BERMAN, D.; COSTA, S.; HABIB, R.L. 150 anos da indústria brasileira = 150 years of the textile industry in Brazil. Rio de Janeiro: SENAI – CETIQT: Texto e Arte, 2000. - ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. (s.d.) Disponível em: http://www.abit.org.br. Acesso em jan. de 2012. - Alvará que proíbe as fábricas e manufaturas no Brasil. Disponível em: http://www.hist oriacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/.... Acesso em jun. de 2013.
http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/7/17/hi...
Tags:
EXCELENTE MATÉRIA!
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por