Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Zegna atualmente é a marca líder mundial em roupas de luxo para homens e surgiu através de um negócio familiar situado ao norte da Itália, em Trivero, no ano de 1910

Ermenegildo Zegna tinha o sonho de criar os mais belos tecidos do mundo, mas além disso, possuía como motivação pessoal o desejo de devolver algo à comunidade em que estava inserido, tornar sua cidade e seus arredores melhores, entre outros anseios nobres. Sempre à frente de seu tempo, Ermenegildo estudava como obter as melhores fibras, como inovar nas produções e nos produtos, e como investir no bem-estar e bom relacionamento com seus fornecedores e funcionários.

A primeira boutique foi aberta em 1980, e na mesma década inauguraram outras em Londres e Milão. Zegna obteve o título de primeira marca de luxo ocidental a abrir uma loja na China – localizada em Pequim, no Palace Hotel, em 1991 – graças ao espírito empreendedor de seu fundador.

 

Atualmente, a empresa segue gerida pela família Zegna e está em sua terceira geração, tendo como CEO Gildo e presidente Paolo. A quarta geração da família passa a integrar a empresa e segue inovando em cargos de publicidade e criatividade.

 

A Maison possui três princípios que servem como guia para que permaneça fiel à visão de seu fundador, e são eles: definir objetivos a longo prazo; manter a empresa na atrelada a família para garantir a continuidade; e seguir um compromisso ético consagrado num rigoroso sistema de governança corporativa.

 

Oasi Zegna

 

Para Ermenegildo Zegna, o ambiente natural e o bem-estar das pessoas eram requisitos indispensáveis para qualquer empresa que buscasse sucesso a longo prazo. Com 100 km de extensão, Oasi Zegna é um parque natural repleto de arvores, idealizado ainda por Ermenegildo, na década de 30, tendo inciado o projeto com um plano de reflorestamento ao redor das montanhas.

 

Para ligar as aldeias da região ao Oasi Zegna, Ermenegildo construiu uma rodovia de 26km a fim de facilitar o deslocamento, a visitação e a integração entre os moradores.

 

Fondazione Zegna

Como forma de honrar a todos aqueles que trabalham na marca, criou-se a Fondazione Zegna, localizada em Trivero. Inaugurada formalmente no ano 2000, a Fundação planeja e intercepta iniciativas humanitárias em quatro campos: edução e cultura; conservação de recursos ambientais; desenvolvimento das comunidades locais; e bem-estar.

 

 A missão de oferecer um futuro melhor para as próximas gerações sempre esteve presente na marca, com foco na educação e cultura. Um dos elementos voltados para esse ponto é a Bolsa de Estudos Ermenegildo Zegna, lançada em 2014, e disponibiliza para alguns estudantes italianos promissores cerca de 1 milhão de euros para financiamento anual em estudos, possibilitando que esses estudantes ingressem em instituições de pesquisas e pós-graduação e realizem pesquisas no exterior.

 

Em 2019 criaram a campanha #WhatMakesaMan, onde o lucro das t-shirts da coleção será doado para uma instituição de caridade global que incentive a educação.

 

ZegnArt é como foi denominado o projeto de artes da marca. Focando em talentos emergentes, as obras de arte selecionadas são expostas em lojas de todo o mundo e em uma galeria do Oasi Zegna.

Para a conservação e proteção dos recursos naturais, a região do Oasi Zegna tem destaque e prioridade desde o início do projeto, trabalhando em um desenvolvimento social e econômico sustentável, sempre repondo o que foi retirado do meio ambiente. Atualmente, a presidente da Fondazione é Anna Zegna, que faz parte ainda da terceira geração da família.

 

As Lojas

Atualmente a Maison emprega cerca de 6500 funcionários distribuídos em 500 lojas no mundo todo e possui 3 fabricas próprias. Como toda empresa teve seu período de baixo faturamento, mas desde que se reinventou e acoplou tecnologia à suas peças, a empresa voltou a crescer e alcançou o faturamento de € 1, 2 bilhão em 2017.

 

 

Fonte: (imagem e textos adaptados de) Zegna Oficial

https://www.institutodoluxo.com/single-post/2019/11/14/Hist%C3%B3ri...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 240

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço