Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

DivulgaçãoCostumes brancos da Emporio Armani com variação de tons e conjunto da Salvatore Ferragamo (à dir.)

No folclore fashion brasileiro a roupa branca costuma ser associada ao Réveillon ou ao candomblé. Quando essa roupa é um terno ou um costume, vira logo coisa da malandragem boêmia dos romances de Jorge Amado. Fama injusta essa. Basta uma olhada nos desfiles internacionais para ver como as marcas masculinas europeias vestem seus homens de branco na maior elegância há tempos.

O branco - mistura de todas as cores que remete à pureza de intenções - pode sim ser a cor escolhida para os ternos. Mais condizente com eventos sociais, a cor também pode ser usada para trabalhar, dependendo da atividade e do traquejo de quem veste. Usar branco exige postura correta e atitude para transmitir a credibilidade que outros tons, como o azul-marinho, já emitem instantaneamente.

Por outro lado, um executivo vestido de branco pode reforçar uma imagem de profissional honesto e aberto a ouvir as opiniões de seus subalternos. Se o preto e o marinho passam distanciamento e indiferença, o branco aproxima e une. Em alguns momentos, essa pode ser a mensagem que se quer passar.

Em termos práticos, o branco pode ser uma cor ingrata para quem precisa movimentar-se muito ao longo do dia. A evolução da moda, no entanto, vem dando uma forcinha, colocando à disposição do consumidor os chamados "brancos sujos", como o bege claro e o cinza-gelo.

Mas qualquer que seja o uso que se queira dar a um terno ou costume branco, o importante é fazer a escolha correta. Como ocorre também com o preto, o branco evidencia a falta de qualidade de um tecido. As bases 100% sintéticas de baixa qualidade, por exemplo, têm os seus defeitos acentuados quando não há outras cores ou estampas para disfarçá-los.

Portanto, qualquer que seja o uso que se queira dar ao conjunto calça e paletó - seja para um compromisso de trabalho, seja para festa de Réveillon -, o primeiro cuidado é buscar artigos com um mínimo de qualidade. Normalmente, as melhores escolhas são as fibras naturais, puras ou misturadas com outros fios (sintéticos ou artificiais). Bases de algodão, linho ou lã fria garantem melhor caimento e aparência sofisticada.

As melhores combinações para um costume branco são camisas de tons suaves, que não disputem a atenção. Valem as com padronagem listrada e até xadrez, mas tudo discreto. Nos pés, nada de sapatos brancos. A melhor escolha são os marrons ou no tom de couro cru, que darão ao traje uma unidade harmônica. (VB)

Exibições: 207

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço