Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Homens de rosa: eles vem capitaneando a tendência do all-pink

design-sem-nome-1

Em nosso último Report de Tendências, apontamos o rosa como uma das principais cores da temporada de inverno 23 feminina, muito capitaneada pela coleção toda em pink de Pierpaolo Piccioli para a Valentino. E antes de ser massivamente abraçada pelo público feminino, são os homens que estão adotando a cor em seus guarda-roupas. É quase irônico que homens usando rosa ainda se tornem pauta. Mas é esse o caso.

Os looks em pink da marca italiana realmente tem sido a escolha de diversos stylists para tapetes vermelhos, aparições públicas, da Fórmula 1 ao MET Gala.

O rosa intenso, chamado de rosa-pink ou rosa-shocking, primeiro ganhou a moda ainda no século XX, com Elsa Schiaparelli. Em forte contraste com o classicismo de Coco Chanel, Schiaparelli trabalhava com a extravagância, o surrealismo e o rosa-shocking era sua assinatura cromática. Para Elsa Schiaparelli,  o rosa não era símbolo de delicadeza ou meiguice, mas uma cor intensa e poderosa quando usada dos jeitos certos. Uma forma de não se esconder, por assim dizer.

Capa Vintage de Elsa Schiaparelli
CAPA VINTAGE DE ELSA SCHIAPARELLI

A cor foi se tornando símbolo de feminilidade na cultura pop e especialmente consolidada em 1953, com o filme Os Homens Preferem as Loiras, que consolidou Marilyn Monroe – toda vestida em rosa e com diamantes – como um sex symbol.

Muito associada ao feminino, até na biologia, a cor foi se tornando cada vez mais distante para os homens. O máximo que chegavam perto era uma camisa de botão da cor “Salmão”, mas o rosa foi visto com olhos tortos por muito tempo pela masculinidade.

Mas, enquanto a moda avançou em diversas questões sociais e a pauta de uma moda queer e agênero deu passos largos nos últimos anos, o menswear tradicional também não deixou de andar para a frente – mesmo que mais cautelosamente. Aos poucos, os tradicionais smokings e ternos de três peças dos tapetes vermelhos foram trocados por modelagens um pouco mais ousadas e ternos com cores; homens heterossexuais começaram a pintar suas unhas e agora, é a vez do rosa.

Além de aparecer nas passarelas masculinas, nos últimos tempos, diversos homens famosos tem sido vistos usando peças em rosa ou rosa-shocking, muitas vezes em looks totais em pink. Seja em ocasiões como no Coachella, onde Conan Gray usou um look com capa da Valentino para sua performance, ou no MET Gala, onde o ator Sebastian Stan, da série Pam & Tommy, apareceu vestindo um modelo monocromático da Valentino.

Sebastian Stan de look Valentino no MET Gala | Foto: Reprodução/Twitter
SEBASTIAN STAN DE LOOK VALENTINO NO MET GALA | FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Justin Bieber também tem protagonizado momentos de moda com looks rosa, inclusive com uma calça de couro que chamou atenção, em sua mais recente tour. Maluma e Lewis Hamilton também são outros nomes que incluíram o rosa da Valentino em seu guarda roupa. Na última semana, a Kim Jones também mostrou looks com tênis em rosa-shocking na Dior Men, na colaboração com a ERL.

justin bieber em vários momentos em que adotou o pink, em 2022
JUSTIN BIEBER EM VÁRIOS MOMENTOS EM QUE ADOTOU O PINK, EM 2022

Se pode parecer pouco homens usando rosa ou pintando as unhas – talvez realmente seja – mas é um sopro de ar fresco no menswear. Lembra de quão chatos eram os looks masculinos nos tapetes vermelhos das premiações? Agora temos pelo menos algumas novidades para ansiarmos. É como diria a crítica de cinema e nova rainha dos memes Isabela Boscov: “É inovador e revolucionário? Não. Mas durante aquela meia hora cria ali para você um lugar tão reconfortante”.sipa-sipausa30283049-000081

MALUMAwhatsapp-image-2022-05-20-at-15-38-41
O PILOTO DE F1 LEWIS HAMILTON

POR LUXAS ASSUNÇÃO

https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/homens-de-rosa-eles-vem-capita...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 32

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço