Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VI

Importações Ilegais Fazem Fábrica Têxtil Fechar 400 Postos de Trabalho

A Companhia Têxtil de Castanhal já demitiu aproximadamente 400 funcionários entre os meses de setembro e outubro em virtude da entrada ilegal de sacos de juta no país provenientes da Índia e Bangladesh. A informação foi feita ontem pela assessoria de imprensa da companhia, que atua há décadas na cidade. Segundo comunicado enviado pela assessoria, todos os funcionários trabalhavam na fábrica da empresa, localizada em Castanhal, e existe o risco de, encerradas as demissões de outubro, seja necessário que se dê férias coletivas para um turno em novembro, outro em dezembro e outro em janeiro.

"Se o mercado não reagir e as importações não pararem poderemos ser obrigados a realizar novas demissões em fevereiro de 2012 ou até mesmo parar a fábrica toda, que emprega mais de 1.500 mil funcionários" lamenta o presidente da CTC, Hélio Junqueira Meirelles. As demissões podem ser um problema sério para a cidade de Castanhal, já que a extinção de 400 postos de trabalho diretos pode significar um número muito maior de trabalhadores indiretos da cadeia da juta que podem perder suas ocupações.

Meireles explica que a indústria têxtil brasileira está enfrentando uma grande ameaça externa. "A importação de sacos de juta para embalar café atingiu a marca de 4,5 milhões de unidades nos primeiros sete meses do ano e pode chegar ao dobro disso até o fim de 2011. Nos sete primeiros meses de 2011 foram importados mais sacos do que nos últimos sete anos juntos. A estimativa é que pelo menos metade desses sacos esteja entrando no país de forma ilegal, e isso pode acabar sufocando a indústria nacional, que produz cerca de 20 milhões de sacos anualmente". Ele disse que "há fortes indícios que de possa estar sendo praticado crime de descaminho, ou seja, os importadores registram a compra como tela de juta (matéria-prima), mas o que está entrando no país é saco acabado, com isso, esse produto passa pela barreira anti- dumping adotada no Brasil e ainda não paga o imposto de importação como deveria". A CTC é o maior fabricante de produtos de juta no país.

 

Fonte:|http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=...

 

 

 

Eccotêxtil – Consultoria Têxtil
Erivaldo José Cavalcanti
Estamos habilitados a examinar seu sistema de custos, promover otimizição, ou desenvolver um específico para sua empresa.
erivaldo@gestaotextil.com
11 – 64460647
11 - 77846336

Tags: 400, Fazem, Fechar, Fábrica, Ilegais, Importações, Postos, Trabalho, Têxtil, de

Exibições: 687

Responder esta

Respostas a este tópico

Todo ramo têxtil de produto acabado, esta falindo com as importações da Ásia:,China,etc.Ou o governo toma uma atitude, ou vamos continuar dando empregos p/ os asiáticos e desempregando os brasileiros.
Essa e a política do nosso Pais, nao estou vendo ninguém fazer nada !! E desemprego continua acontecedo de Norte a Sul do Brasil. Infelizmente o setor nao tem um sindicato forte como os metalúrgicos !! Cada um olha pro seu umbigo e dane-se o resto !! Aqui vai virar uma Europa que nao fabrica nada e compra da Ásia, a Europa e rica , o Brasil e um Pais pobre que precisa dar emprego para esse setor. Quem vai fazer alguma coisa ??? ISSO E UMA VERGONHA !!

Sou tecnico textil ha 30 anos, e realmente o setor textil cada vez esta encolhendo, isto é muito ruim para os trabalhadores, e para o proprio governo pois os postos de trabalhos vão se extinguindo, não sendo mais reposto ou diminuido, e com isto o governo deixa de arrecadar para cobrir as aposentadorias. Em segundo as importações são cada vez mais crescente, e o Brasil so cria mecanismos para se previnir não para coibir. com isto as industria textil fica enfraquecida, e o pior e que nossas fabricas são velhas, e o custo é alto, com isto a competividade fica desigual.

GOVERNO , ISTO É VERGONHOSO!!!!!!!!!


 

CADÊ OS POLÍTICOS DA "AREA TEXTIL " ????

 

O PESSOAL DO AUTOMOTIVO CORREU NO GOVERNO E VOLTOU COM UMA CARTA DE RPOTEÇÃO DEBAIXO DO BRAÇO....

 

E NÓS ????  O QUE OS POLITICOS "TEXTEIS"  ESTÃO FAZENDO DE EFETIVO ???

 

SENHORES !!!!! NO ANO DE 2012 TEM ELEIÇÃO.....E OS TEXTEIS SÃO MUITOS !!!! É GARANTIA DE VOTO....

 

POLITICO SÓ SE MEXE SE SENTE CHEIRO DE VOTO...TODOS NOS SABEMOS....

Infelizmente o brasileiro e ingênuo e nao tem memória !!! Os políticos sabem disso e aproveitam !!!
Se nao fosse assim tantos corruptos nao seriam reeleitos !!! E uma pena !!! Mas, e isso que acontece no nosso Pais !!! O povo fica desempregado, e como o brasileiro e criativo acaba indo fazer uma outra coisa para pagar as contas . Vão pra informalidade deixando de contribuir para o Inss. E coitados !!! No futuro vão se aposentar com um salário mínimo e viverr com a ajuda dos filhos etc..
ISSO E UMA VERGONHA !!!!!!
Não se esqueçam que o antigo vice-presidente era da área têxtil e não deixou nenhum legado para este setor!

Responder à discussão

RSS

Textile Industry

O Maior Portal de Informações Têxteis e do Vestuário do Brasil

© 2014   Criado por Textile Industry.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço