Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT - Impressão 3D: Tecnologia que oferece possibilidades e minimiza limitações

A impressão 3D, ou manufatura aditiva, é uma tecnologia que transforma projetos digitais em objetos físicos, através de softwares de modelagem e fatiamento 3D. Categorizada como tecnologia aditiva, ao contrário de outros métodos, é uma forma de criar objetos rapidamente, depositando material camada sobre camada a partir de um arquivo 3D e uma série de comandos executados pela Impressora 3D.

Esse meio de manufatura é muito mais ágil e flexível comparado aos tradicionais, que podem levar meses até produzir uma peça em detrimento da necessidade de molde. Já a impressão 3D não depende de moldes para a geração de novos objetos.

A tecnologia de impressão 3D está presente no mercado desde a década de 80, porém só recentemente ganhou popularidade e reconhecimento entre as indústrias devida a sua universalidade e amplo espectro de aplicação. “A impressão 3D mudará a forma como todos se relacionam com seus objetos, desde a compra até o uso e reuso. Pense no que aconteceu com o mp3,ipod e itunes. Vai ser 10 vezes mais impactante.”, pontua Raphael Bastos, Analista do SENAI CETIQT.

Como o tempo é o principal valor em todo processo de produção, há uma necessidade de coordenar cada projeto de uma maneira que dure menos. Neste caso, quanto mais velocidade, mais eficiência. A capacidade de criar protótipos mais rapidamente é importante para simplificar o processo de desenvolvimento do produto e reduzir o tempo e os custos de produção. A possibilidade de ajustar o projeto em tempo real, conforme novas informações e testes que vão sendo feitos, otimiza o produto final, tornando-o mais adequado para o usuário.  “A velocidade da impressão 3D possibilitará a customização em massa e produtos extremante personalizados para cada indivíduo, algo que a indústria sempre teve dificuldade em fazer. Imagine você comprando seu fone de ouvido com seu nome e imprimindo ele em sua casa. Isso já está acontecendo.” comenta Raphael.

A impressão 3D utiliza polímeros, resinas, metal e muitos outros materiais para diversas aplicações, algumas das principais são: Prototipagem de produtos; Peças de reposição para máquinas; Produtos Finais; Moldes; Ferramentas Leves; Gabaritos, entre outros. Possibilitar o acesso a esse tipo de tecnologia colabora para a o desenvolvimento da indústria nacional e torna empresas de pequeno e médio porte mais competitivas e sustentáveis.

Quer conhecer mais sobre manufatura aditiva ou ter acesso a essa tecnologia na sua empresa? Envie um e-mail para: grm@cetiqt.senai.br

 

O SENAI CETIQT 

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

por Caroline Lopes

https://senaicetiqt.com/impressao-3d-tecnologia-que-oferece-possibi...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 130

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço