Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP


O impressionismo é o nome de um movimento artístico que se desenvolveu na França durante a segunda metade do século XIX, decorrente do realismo francês. Os impressionistas tinham como principal objetivo retratar os efeitos da luz nos objetos da natureza, traduzindo impressões puramente visuais.

A primeira exposição impressionista ocorreu em 1874 – o ano é considerado o marco inicial do movimento. Embora tenha recebido duras críticas e uma repercussão negativa por parte do público, em poucos anos o impressionismo foi reconhecido como a primeira escola da pintura moderna. A consagração oficial veio em 1927, com a criação pelo governo francês de um museu especial em Paris, o Jeu du Paume, dedicado à estética impressionista. Em 1987, o acervo deste museu foi transferido para um novo prédio, chamado de Museu d’Orsay.

A moda desta época do ano muda, as revistas fazem sua edição já anunciando o verão que se aproxima, as vitrines ficam belas com suas novas coleções, a cor volta na moda, faz um leve calor, as pessoas se alegram as cores e as flores invadem não só a vida das pessoas, mas também explodem em estampas vivas trazidas pelos estilistas.

É dado o pontapé inicial para o verão, o que significa que combinações de cores vivas e tecidos leves devem invadir os looks femininos. É clichê? Sim, mas não há padrão que melhor traduza a alegria da estação para a alma de todos do que as flores.

Christian Dior- Primavera Verão 2015


Muito antes do namoro entre arte e moda virar regra, Christian Dior já recorria às imagens de pintores impressionistas como Monet, Renoir e Pissaro para criar roupas. Muito mais do que inspiração, o ponto de encontro entre o trabalho de Dior e dos pintores é a bela paisagem da Normandia (bela região bucólica no noroeste da França), na qual tais pintores foram, durante a primavera, buscar inspiração para suas obras de artes e, mais tarde, Christian Dior também fez o mesmo caminho.

Jardin de l´Artiste (1900), Monet.

Christian Dior (2012).

Roses Mousseuses (1890), Renoir. / Christian Dior (1956).


Ao criar moda para o alto verão vale utilizar desta bela combinação tão apreciada por Dior: estampas florais com ares impressionistas sob tecidos leves, como crepes e cetins opacos, com formas amplas, como vestidos, saias e chemisiers esvoaçantes. Tais estampas tem grande apelo ao público por apresentar elementos que convencionalmente geravam sentido à beleza como oriundo de elementos naturais sendo as flores as mais notáveis para isso.
Para o criador de moda, estar atento a tais clichês é muito importante, pois estes elementos sempre vão agradar o consumidor e sempre devem aparecer reinventados e apresentados de maneira inovadora. Busque novas formas de mostrar as flores e impressione.

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

Exibições: 297

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço