Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Incêndio destrói parte de galpão de indústria têxtil em Gaspar

Fogo começou no motor de equipamento e se alastrou por fardos de algodão.

 

Fogo destruiu parte do estoque de algodão de uma indústria de Gaspar (Foto: Corpo de Bombeiros/divulgação)

Fogo destruiu parte do estoque de algodão de uma indústria de Gaspar (Foto: Corpo de Bombeiros/divulgação)

Um galpão com estoque de algodão de uma fábrica têxtil pegou fogo na segunda-feira (24) em Gaspar, no Vale do Itajaí. Os bombeiros do município, com reforço de dois batalhões da região, levaram oito horas para controlar as chamas que destruíram 200 metros quadrados de depósito. Não houve feridos.

A ocorrência foi registrada quatro dias após outro incêndio em um depósito de indústria têxtil do município. O fogo desta segunda-feira começou por volta das 16h e foi controlado por volta da meia-noite. Oito militares trabalharam no controle, rescaldo e resfriamento da área.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram no motor de um equipamento e se agravaram porque a empresa não dispunha de extintores de incêndio nem h

idrantes para o controle inicial pelos funcionários. O G1 não conseguiu contato com a empresa.

Fardos de algodão precisaram ser remexidos para espalhar umidade em depósito (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Fardos de algodão precisaram ser remexidos para espalhar umidade em depósito (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Fardos de algodão precisaram ser remexidos para espalhar umidade em depósito (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Os trabalhadores que estavam no galpão quando o fogo começou conseguiram sair em tempo, sem prejuízos à saúde.

No entanto, parte do estoque foi destruída. Segundo os militares, a dificuldade maior no combate às chamas ocorreu porque o estoque era formado por fardos compactos de algodão e o calor se concentrou na parte de dentro do material. Além de ser molhada, a parte incendiada precisou ser remexida para que a umidade fosse distribuída na extensão da chama.

O batalhão de Gaspar precisou chamar reforço dos bombeiros de Blumenau, que dispõem de um caminhão grande, com capacidade para armazenar e transportar bastante água, e de Brusque, para fazerem a reposição dos cilindros de oxigênio, necessários para o ingresso dos socorristas no prédio em chamas.

Fogo começou em máquina da indústria têxtil em Blumenau (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


Fogo começou em máquina da indústria têxtil em Blumenau (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.

Oito mil litros de água foram consumidos no combate aos focos e no resfriamento do local. Segundo os militares, 200 metros quadrados do galpão foram destruídos, de uma área total da indústria de 1,5 mil metros quadrados.

Uma perícia do Corpo de Bombeiros indicará as causas do incêndio e ao batalhão caberá um estudo sobre a possibilidade de sanções a empresa que estava irregular quanto às exigências de segurança.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/incendio-destroi-part...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 677

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço