Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Indústria denim define sustentabilidade como foco na Kingpins Amsterdam

No primeiro encontro presencial após dois anos de pausa, a Kingpins Amsterdam reuniu vozes do denim global em um único objetivo: uma indústria mais sustentável. Lançamentos jeanswear para o Inverno 2023/24 internacional embalaram os andares do Sugar City, com a evolução da circularidade ficando em evidência.

Durante a Kingpins, especialistas se reuniram para discutir o Denim Deal, iniciativa público-privada que visa um novo padrão da indústria de usar 5% de algodão reciclado pós-consumo na produção de todas as peças jeans. A ação foi estabelecida pelo governo holandês em outubro de 2020, seguindo o “Green Deal” da União Europeia e o “Plano de Ação Circular”, incluindo mais de 40 signatários como PVH Europe, Scotch & Soda e Kings of Indigo no lado da marca, bem como Calik Denim, Ereks e Recover da cadeia de suprimentos.

De acordo com Arnoud Passenier, consultor estratégico internacional do Departamento Internacional do Ministério de Infraestrutura e Água da Holanda, houveram reuniões com representantes do governo na Alemanha, Turquia e Paquistão para discutir como estabelecer um sistema semelhante de coleta e reciclagem.

“O governo não pode fazer isso sozinho”, indicou o consultor à Rivet. “A indústria tem que inovar e colaborar. Podemos ajudá-los como parceiros na criação das estruturas certas, mas também nos conectando com outros governos”, completou.

Nos lançamentos, a discussão sobre a diminuição dos impactos da indústria denim no meio ambiente segue ditando tendências. Thibault Greuzat, CEO da Dorlet, ressaltou como “clientes da Kingpins estavam pedindo algo que pudesse tornar o jeans diferente” – ainda que a sustentabilidade sempre tenha sido o foco da empresa, de acordo com o executivo.

Para atender estas necessidades, a empresa apostou no Diablo, conceito de botão removível do fabricante francês de acabamentos. Com a novidade, além de facilitar aos consumidores a reciclagem de jeans no final de seu ciclo de vida, as marcas ainda tem a oportunidade de contar aos clientes uma história de personalização.

A coleção da Dorlet trouxe botões feitos com matérias-primas como madeira, latão e cobre sem chapeamento.

Representante brasileira no evento, a Vicunha também deixou sua marca ao levar produtos que serão tendência para o Outono-Inverno 2023/2024, além de ter participado de uma instalação de tendências para temporada com a coordenação de Amy Leverton, estilista e fundadora da Denim Dudes.

Estande da Vicunha na Kingpins Amsterdam

Já a lavanderia denim de Dubai, Desert Studio, trabalhou com vários parceiros para desenvolver o jeans feito com tecido biodegradável, fio Tencel turbinado, botões de polímero bioplástico e etiqueta de couro de cabra sem cromo e sem produtos químicos. A gerente de vendas da empresa, Andrea Duffi, disse que o tecido pode ser utilizado como adubo em três a seis meses.

A Advance Denim apresentou tecidos produzidos com 100% de algodão reciclado, bem como tecidos com nylon de redes de pesca recicladas, enquanto a Blue Diamond trouxe sua variação da composição sustentável feitos com uma combinação de fibra de algodão reciclado de fibra curta misturada com resíduos de algodão de fibra longa do processo de fiação.

Em outra ótica, o conforto se mostrou a espinha dorsal de dois lançamentos exaltados pela The Lycra Company durante a Kingpins. São eles: Adaptive Fiber, um polímero que adapta sua força de retenção compressiva para fornecer o ajuste, a forma e o controle corretos quando o usuário está em repouso; e Dual Comfort, que oferece elasticidade e resfriamento confortáveis ​​com retenção de forma duradoura.

A fibra Dual Comfort, vale ressaltar, foi utilizada na coleção Dualistic da Naveena Denim Mills de tecidos diários sem elastano que oferecem até 35% de elasticidade.

A própria Naveena, inclusive, se uniu à Tencel, Officina +39 e ao estúdio britânico Endrime para desenvolver a Future Cellulosic – uma coleção circular com atenção especial aos botões removíveis e tachinhas circulares para que as roupas possam ser recicladas.

“Projetar uma economia circular requer uma visão compartilhada e ações para apoiá-la […] O resultado desta colaboração não é apenas um jeans incrível com autenticidade, mas também um convite a todos para fechar o ciclo juntos”, disse Aydan Tuzun, diretor executivo de vendas e marketing da Naveena Denim Mills.

Voltando-se as tecnologias de acabamento, a italiana Tonello divulgou os benefícios de seu sistema “tudo-em-um”. Equipado com as tecnologias NoStone, Core, UP e EcoFree2, o sistema integrado de acabamento de vestuário oferece às empresas inovação e flexibilidade para seguir de forma sustentável as tendências emergentes. Enquanto isso, o software Metro da Tonello fornece a análise, controle e avaliação de dados reais do processo.

A Officina +39, como parte de sua missão Aqualess, apresentou uma combinação de tecnologias que permite que os processos de lavanderia de roupas usem 75% menos água, a empresa lançou o Aqualess Fade. A tecnologia recria o efeito branqueador do cloro em tecidos sem água e altas temperaturas.

Por fim, a Garmon Chemicals trouxe o Power Saving para evento europeu. Trata-se de uma abordagem integrada à sustentabilidade, que combina processos e produtos químicos para economizar recursos e reduzir custos.

Tendências

Mesmo com o foco em sustentabilidade pairando sobre a feira, as próximas tendências para a temporada de Inverno 2023/24 internacional não ficaram esquecidas. Denim Dudes apresentou temas para o período, abrangendo cores que melhoram o humor e silhuetas divertidas para uma versão da Geração Z no estilo hippie de Glastonbury dos anos 90.

Destaque para roupas com qualidades de proteção – sejam duráveis ​​ou de natureza casulo – sendo vistas em todos os temas como jaquetas de motoqueiro e jeans com exoesqueletos que dobram como armaduras e silhuetas de roupas de trabalho reduzidas para uso diário.

https://guiajeanswear.com.br/noticias/industria-denim-define-susten...

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