Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria de Fiação Vai Consolidar Posição do Setor Algodoeiro de Mato Grosso

Para consolidar a posição como núcleo de produtor de algodão, buscando competitividade para obter o reconhecimento do mercado mundial de fibras, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (02.12) a indústria de Fiação da Cooperativa de Cotonicultores (Cooperfibra) de Campo Verde (131 Km ao Sul de Cuiabá). O governador Silval Barbosa participou da solenidade de inauguração, visitou a sede administrativa da Cooperfibra e também conheceu a linha de produção e os equipamentos da fábrica.

O Governo do Estado, segundo Silval Barbosa, que tem prospectado Mato Grosso para investidores do Brasil e do mundo, vê esse dia como um marco, já que o projeto estadual é agregar valores, principalmente por meio de empresas como esta, genuinamente mato-grossenses. “O papel do Estado é de indutor por meio das políticas públicas de incentivos fiscais. São produtores, pessoas como vocês que fazem a diferença no nosso Estado”, ressaltou o governador. Silval Barbosa falou ainda do crescimento do cooperativismo e do apoio que o Estado dá para esse crescimento.

O presidente da Cooperfibra, Milton Garbugio, ao usar da palavra, agradeceu todos os colaboradores e cooperados, as autoridades e lembrou que este ano a cooperativa completa dez anos. Ele lembrou que em 2001 eram apenas 20 produtores; hoje são mais de 160. Garbugio destacou que o incentivo fiscal, por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), concedido pelo Governo do Estado foi o grande responsável pela construção dessa indústria de fiação.

De acordo com o prefeito de Campo Verde, Dimorvan Alencar Brescancim, o município é o quinto maior PIB agropecuário do Brasil, segundo pesquisa recente. Para ele, esse indicador representa tecnologia, empreendedorismo, pujança, oportunidades, que são os alicerces e que somados, agora à mais essa indústria, a Cooperfibra, as oportunidades aumentarão e a economia crescerá consideravelmente.

O prefeito destacou a parceria entre a Cooperativa, administração municipal e os Poderes Executivo e Legislativo estadual no que se refere aos incentivos fiscais para que hoje essa indústria se tornasse realidade. “Essa é uma realidade que muda a cara de Campo verde, uma grande transformação do nosso Estado”, disse Dimorvan. Ele informou ainda que a fábrica Amazon Têxtil, produtora de tecidos, será instalada em Campo Verde, o que vai agregar mais valor à produção da Cooperfibra, “dando mais um passo na verticalização da cadeia produtiva do algodão. Por isso agradeço o empenho pessoal do governador Silval Barbosa e do secretário Pedro Nadaf para a concretização dessa indústria, com a autorização dos incentivos fiscais”.

O principal objetivo da empresa, além do fomento da economia será a produção para o consumo interno brasileiro principalmente para os Estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná, polos que já possuem empresas do ramo têxtil.

Conforme o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, a política pública de incentivo fiscal do Governo do Estado tem sido definitiva para muitas indústrias que se instalam no Estado. “Um indústria dessa não viria para Mato Grosso se não houvesse a política de incentivo fiscal”, disse o secretário ao destacar que serão mais de 400 empregos diretos e indiretos com essa nova indústria no município, gerando economia, emprego e renda.

NÚMEROS

Foram investidos na Fiação Cooperfibra aproximadamente R$ 40 milhões, numa indústria que vai produzir cerca de 1.200 toneladas ao mês de fio de algodão, com um faturamento mensal de R$ 9 milhões. São 140 funcionários contratados dentro da empresa, sendo que 95% de Campo Verde e o restante vindos de fora do Brasil. Ao todo a Cooperfibra reúne 160 cooperados.

Participaram da inauguração da Fiação Cooperfibra os deputados estaduais José Geraldo Riva, presidente da Assembleia Legislativa; Romoaldo Júnior, Airton Português, Luizinho Magalhães, Aray Fonseca, Zeca Viana, os deputados federais Wellington Fagundes e Homero Pereira; o presidente da Famato, Rui Prado; presidente da Aprosoja, Carlos Favaro; presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Ernesto Augustin; a primeira-dama de Campo Verde, Elzileide Regina de Amorim Brescancim; a vice-prefeita de Campo Verde, Matilde Vesz;, representantes da Câmara de Dirigentes Lojista, demais cooperativas de algodão, produtores rurais, funcionários e colaboradores da Cooperfibra e população.

Fonte:|http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=378601

Exibições: 161

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço