Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Indústria têxtil gera 20 mil empregos em Piripiri e quer duplicar produção em três anos

O ramo da indústria têxtil em Piripiri é bastante forte. De acordo com as autoridades, ele só perde em produção para a capital Teresina e emprega, direta e indiretamente, 20 mil pessoas, um terço da população da cidade.
Claudio Cândido, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piripiri (Acep) e também da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), afirma que ao todo, são 37 indústrias formais e mais de cem “indústrias de fundo de quintal”, assim chamadas aquelas que possuem de duas a cinco máquinas de costura e geralmente terceirizam seus trabalhos. 
“Por ano, são produzidos mais de 100 milhões de peças por ano. Numa cadeia produtiva que vai desde o empresário, a costureira, até a sacoleira. Os empregos gerados são de um terço da população”, pontua. Segundo Claudio Cândido, Piripiri sempre teve indústrias têxteis, mas o pólo tomou forma na última década, e duplicou de tamanho nos últimos três anos, com a especialização da mão-de-obra através de cursos para costureiros e mecânicos especializados. 
E a ambição da cidade ainda é crescer mais. “Temos como meta que as empresas dobrem sua produção nos próximos três anos. Fortalecendo a indústria, teremos mais força no comércio de varejo”, observa o presidente da Acep e da CDL. 
Uma destas grandes indústrias é de propriedade do casal Joselane e Kennedy Maciel. Eles empregam cem pessoas entre empregos diretos e terceirizados. Assim como no restante da cidade, a quase totalidade da produção é exportada para outros municípios do Estado e para o Maranhão, Pará, Tocantins, Ceará e Bahia. “A nossa produção é voltada para a exportação. Temos distribuidores nos outros Estados e muitas sacoleiras vem para cá comprar na indústria”, conta Kennedy.
Fonte:cidadeverde.com|

Exibições: 64

Responder esta

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço