Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústrias de Sisal Conquistam Certificação Internacional

SALVADOR – A Bahia é responsável por cerca de 90% da produção de sisal no país. O Brasil, por sua vez, ocupa quase 50% do mercado mundial. A importância desse material exige cada vez mais qualidade e excelência dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Recentemente, dois empreendimentos baianas - a Embrafios e a Sisalandia - situadas em Retirolândia, a 227 km da capital, receberam os certificados ISO 9001:2008 e o Regulamento de Avaliação de Conformidade (RAC), ambos reconhecidos internacionalmente.

As duas empresas são as primeiras indústrias de fios e cordas da chamada região sisaleira e receberam as certificações graças à parceria entre o Sebrae na Bahia e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, por meio do Programa Progredir. O sisal é uma importante matéria-prima para a indústria têxtil, em substituição aos artigos sintéticos, já que se trata de um produto biodegradável, capaz de desenvolver fios naturais.

A Embrafios iniciou suas atividades em 2005 e industrializa fios, cordas de sisal e materiais utilizados na produção de cabos de aço. Já a Sisalândia atua com o beneficiamento de fibra de sisal desde 1965. Leane Santos, coordenadora de Qualidade das duas empresas, destaca que a certificação trouxe mudanças significativas na gestão, organização, comunicação e no modo de trabalhar dos empreendimentos.

Além de venderem para todo o Brasil, as empresas têm negócios na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, América Central, Rússia, África e Oriente Médio. “Com a certificação, teremos mais credibilidade no mercado interno e principalmente externo, pois a qualidade e resistência dos fios e cordas agora têm comprovação”, destaca Leane.

O consultor do Sebrae na Bahia, Ernesto Falcetta, explica que todo o processo de implantação da ISO 9001:2008 e do RAC começa pela quebra de paradigmas. “O trabalho consistiu em mudar a cultura de produção e gestão das empresas. A certificação traz uma série de melhorias e ainda agrega uma vantagem competitiva ao negócio”, aponta.

A obtenção dos certificados é um dos objetivos do Programa Progredir, que consiste em fortalecer os Arranjos Produtivos Locais da Bahia. “A demanda pelo sisal tende a crescer e as empresas baianas devem estar preparadas e qualificadas para atender às solicitações do mundo inteiro”, pontuou o gestor de projeto do Sebrae na Bahia, José Raimundo.

Fonte:|http://www.dci.com.br/Industrias-de-sisal-conquistam-certificacao-i...

Exibições: 162

Responder esta

Respostas a este tópico

Meus parabéns.
Aconteceu o “Action  Unlock Commercial Fibre Potential” - in Salvador – Bahia - Brazil" apoiado pela FAO/ONU em Novembro de 2011, onde a ABTT fez-se representar por seu Presidente Reinaldo Rozzatti.
São ações voltadas ao desenvolvimento das Fibras Naturais. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço