Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Foram avaliadas nove marcas de camisetas de manga curta, longa e bonés, das quais duas ofereciam proteção menor que a indicada pelo produto.

(Foto: Bigstock)(Foto: Bigstock)

Das nove marcas de camisas e bonés com tecnologia de proteção UV, contra a radiação UVA e UVB da luz solar, avaliadas pelo Inmetro, apenas duas foram consideradas não conformes. As reprovadas apresentavam uma proteção ao sol menor daquela declarada e se comprometeram a recolher todo o lote dos produtos do mercado. Os nomes das marcas reprovadas – e nem das aprovadas – foram divulgados pelo Inmetro. Foram analisados no total 12 produtos, de uso infantil eadulto.

Segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a partir do Programa de Análise de Produtos, foram avaliadas camisas regatas, demangas curtas e longas, e bonés, do tipo comum e legionário. Os produtos foram submetidos ao ensaio de transmitância para verificar o fator de proteção ultravioleta.

Agora, o Inmetro solicitará à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a elaboração de uma norma técnica brasileira capaz de definir a classificação correta do produto, além da rotulagem e dos requisitos mínimos de saúde e segurança.

Cuidados

Mesmo se usar roupas com proteção UV, não deixe de passar o protetor solar e evite exposição ao sol das 10h às 16h. Procure por guarda sóis, chapéus de aba larga e bonés que ofereçam boa proteção solar para os olhos, orelhas, rosto, costas e pescoço. Não use protetor solar com fator de proteção menor que 15.

http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude/inmetro-reprova-cami...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 169

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço