Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Inovações têxteis já aparecem em veículos apresentados ao mercado

Algumas das tendências em tecnologias têxteis apresentadas durante o “I Fórum Internacional de Inovação Têxtil: Presente e Futuro”, realizado neste ano pela Abit em parceria com o Centro Tecnológico de Portugal (CITEVE) já vêm sendo empregadas em produtos que chegam ao mercado brasileiro. Parte das soluções apresentadas pôde ser observada durante a 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo 2014, que aconteceu entre os dias 30 de outubro a 09 de novembro, na capital paulista.

Durante o evento, as marcas Peugeot e Citroën apresentaram novidades em carros, que contam com tecnologia têxtil 100% brasileira nas montagens.  Por exemplo, a Citroën levou ao Salão o modelo “AIRCROSS Lunar”, com bancos revestidos em tecido de roupa de mergulho (neoprene) preto com detalhes em cinza.  Os zíperes, adesivos e linhas fosforescentes favorecem o sistema de iluminação com LEDs por trás do tecido aplicada nos encostos do bancos dianteiros.


AIRCROSS Lunar com bancos revestidos em neoprene

No “C4 Lounge Sport White”, os bancos são feitos com um tipo de couro que possui a mesma textura usada na fabricação de bolsas femininas. O acabamento é bicolor em preto e cinza claro, complementado pelas aplicações com textura de fibra de carbono em detalhes das portas e painel.

O mundo da moda se une à tecnologia automobilística criam o “C3 Parisian Vintage”, que conta com a aplicação do tecido com padronagem “pied-de-poule” nas rodas 17’’ Hobart (em somente um gomo de cada), capas dos retrovisores, maçanetas e teto. Outro elemento diferenciado é a bolsa exclusiva confeccionada nos mesmos materiais do interior do modelo e que acompanha o conceito.

C3 Parisian Vintage com foco em elementos do mundo da moda

Nos veículos da Peugeot o uso de matérias-primas mais sustentáveis se destaca, como no modelo “208 Natural” que possui bancos em couro bovino natural com taninos vegetais e aplicações decorativas em couro de Pirarucu de manejo sustentável – também aplicado no painel de instrumentos e nos apoios de braços das portas. Além disso, o lançamento ainda conta com kit de bancos em feltro, tapete do porta-malas produzido com laminado de pneus reciclados e outros tapetes personalizados produzidos em material que mistura silicone e cortiça, couro bovino natural e laminado de bambu tingido.  


208 Natural com materiais reciclados e apelo sustentável

Na intenção de unir esportes e automobilismo, a empresa também apresentou o “208 Quiksilver”, no qual os encostos dos bancos recebem etiquetas em tecido com um bordado exclusivo da marca de surf. Além disso, o conjunto de tapetes recebeu também tratamento exclusivo com o nome da grife.

Por último, o “208 Urb” traz como diferencial acessórios e acabamento com design decorativo como  assentos com detalhes na tonalidade vinho e a costura com o fio também na cor do veículo. No piso, o conjunto de tapetes exclusivos, com o gráfico “Urb” bordado na mesma cor.
http://www.abit.org.br/n/inovacoes-texteis-ja-aparecem-em-veiculos-...

Exibições: 315

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço