Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Até o dia 11 de agosto estão abertas as matrículas dos cursos de Graduação nas duas áreas. Recentemente, pontuei aqui no site que o SENAI CETIQT é reconhecido como o maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado às cadeias produtivas Têxtil, de Confecção e Química. Destaca-se como referência na qualificação de profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho e na promoção do desenvolvimento industrial e econômico nacional.
Mergulhar no universo do Design de Moda ou da Engenharia Química está a um clique seu, leitor (a), no site do SENAI CETIQT. Até o dia 11 estão abertas as matrículas dos cursos de Graduação nas duas áreas. Recentemente, pontuei aqui no site que o SENAI CETIQT é reconhecido como o maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado às cadeias produtivas Têxtil, de Confecção e Química. Destaca-se como referência na qualificação de profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho e na promoção do desenvolvimento industrial e econômico nacional. A abordagem educacional da Faculdade SENAI CETIQT, aliada à forte conexão da instituição com o setor produtivo, lança luz sobre o potencial do aluno que estará apto a construir trajetória sólida, com ênfase em competências técnicas e inovações frente a um cenário de demandas específicas do mercado, incluindo avanços tecnológicos, como IA; programas socioambientais e a competitividade da indústria nacional.
A indústria têxtil e de confecção brasileira é a quinta maior do mundo. Com faturamento de R$ 215 bilhões em 2024, a indústria têxtil e de confecção compreende 25,3 mil empresas, gerando 1,3 milhão de empregos diretos e contribuindo com R$ 32,9 bilhões em salários e remunerações. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), de janeiro a outubro de 2024, foram criados 30,7 mil postos de trabalho, sendo 14,2 mil no segmento têxtil e 16,5 mil no de confecção. No período de dezembro de 2023 a novembro de 2024, o saldo positivo do setor como um todo foi de 7,1 mil vagas.
Dentro do novo contexto da Indústria 4.0, cada profissional deve desenvolver competências socioemocionais ou softskills, que englobam a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e empreendedorismo, essenciais para obter ganhos de produtividade e eficiência em empresas cada vez mais horizontalizadas e flexíveis. O curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT, proporciona aos alunos que eles disseminem a tecnologia inovadora e sustentável nos processos relacionados ao desenvolvimento de produto, modelagem, fabricação aditiva e experiência de consumo. O objetivo é formar profissionais capazes de compreender a moda de forma disruptiva. Da área de criação até a produção final.
Faculdade SENAI CETIQT: conhecimento, inovação e tecnologia no curso de Graduação em Design de Moda
A história da designer de moda e ex-aluna da Faculdade SENAI CETIQT Amanda Maia é um exemplo da excelência do ensino. Ela revelou que o curso foi essencial para enxergar outras possibilidades dentro da moda: “A faculdade foi fundamental na construção para a entrada no mercado de trabalho. Confesso que nunca fui boa em desenhar. E isso não significava que eu não pudesse seguir na área. Pelo contrário, como assistente de estilo, sempre tive muito apoio dos meus superiores. Hoje, encontrei o meu caminho em outra vertente da moda, onde também consigo aplicar muitas das ferramentas que aprendi na graduação”.
No SENAI CETIQT, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de trabalhar com tecnologias avançadas como o Clo 3D, que permite criar roupas em ambiente virtual, otimizando tempo, reduzindo custos e revolucionando o desenvolvimento de peças.
Entre os aprendizados técnicos que mais se destacaram, Amanda cita a importância de dominar softwares e processos que fazem parte do dia a dia: “Aprendi a usar Photoshop na faculdade, por exemplo. Também usava muito o Excel para fazer ficha técnica. Ter essa bagagem foi fundamental”.
Portanto, os alunos são preparados para conduzir o processo de transformação digital nas empresas, tornando-as mais competitivas em âmbito global, seja por inovação, geração de resultando financeiros ou resultados para a sociedade. O SENAI CETIQT foi a primeira instituição a planejar e construir uma planta de confecção adotando conceitos da Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. A planta, primeira na América Latina, utiliza diversos componentes tecnológicos, servindo de inspiração para as indústrias nacionais na busca pela inovação e competitividade.
Durante a graduação, os estudantes são preparados para trabalhar com pesquisa de tendências, produção de moda, direção criativa, styling, design 3D, entre outros. A formação também contempla áreas ligadas à gestão, como desenvolvimento de produtos, marketing e branding, além de incentivar o empreendedorismo e a inovação.
Graduação em Design de Moda no SENAI CETIQT: o saber acadêmico e a prática para o mercado de trabalho
A pluralidade de oportunidades permite que cada aluno construa uma trajetória alinhada aos seus interesses e habilidades. Foi o que aconteceu com Amanda, que hoje atua como analista de marketing na Animale. “Hoje eu trabalho com produção executiva e ter feito o curso faz toda a diferença no meu trabalho. Tenho o know-how, entendo de tecido, de processos, e isso me facilita muito no dia a dia”, afirma. Para ela, a experiência universitária ajudou a enfrentar melhor os desafios da indústria. “O mercado de trabalho é muito desafiador e a faculdade oferece a base. Isso faz diferença”, conclui.
O curso de Graduação em Engenharia Química habilita o aluno a desenvolver produtos, equipamentos e processos químicos e bioquímicos, além de conceber e coordenar projetos, processos e serviços de engenharia química. O curso forma profissionais com sólido conhecimento nas ciências básicas como, física, química, matemática e biologia, além de todos os conhecimentos específicos da área de Engenharia Química.
O futuro profissional será capacitado para atuar na prestação de serviços, na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, na área de gestão e em diversos segmentos dos setores produtivos. Responsável por operar plantas químicas industriais, combinando conhecimentos que possibilitem a concepção, o desenvolvimento, o melhoramento e aplicação de processos e dos seus produtos, sempre seguindo padrões técnicos, de qualidade, segurança, saúde e responsabilidade socioambiental.
Faculdade SENAI CETIQT: laboratório para os alunos da Graduação em Engenharia Química
Fundamental para a projeção de melhorias de processos industriais em diversos setores, desenvolvimento de medicamentos, criação de soluções mais sustentáveis para o meio ambiente, entre outras atividades, o profissional de Engenharia Química possui uma relação bastante estreita com fórmulas complexas e experiências realizadas em laboratório.
Com uma infraestrutura que conta com salas de aula e laboratórios equipados com recursos de ponta, a Faculdade SENAI CETIQT é única instituição privada na cidade do Rio de Janeiro a possuir a nota máxima (5) no curso de Engenharia Química na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Também compõe, junto ao Instituto Militar de Engenharia (IME), o grupo das únicas instituições do estado a obter esse reconhecimento na área.
O estudante terá a oportunidade de se tornar um profissional multifacetado e com total abrangência sobre os processos exigidos pelo mercado de trabalho. O curso oferece imersão tecnológica avançada e aplicabilidade e multidisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, de forma que as informações sejam integradas.
Engenharia Química: desenvolvimento de produtos, equipamentos e processos químicos e bioquímicos
Para a professora Marta Picardo, coordenadora do curso de Engenharia Química do SENAI CETIQT, as habilidades fundamentais para o curso serão desenvolvidas por meio de atividades práticas e projetos integrados: “São oferecidas palestras, visitas técnicas, semanas acadêmicas, mentoria com profissionais do mercado e Iniciação Científica. Os trabalhos em grupo e simulações de processos industriais ajudam a visualizar como diferentes setores funcionam”. O curso também envolve física, matemática, modelagem computacional, digitalização 3D, termodinâmica, operações unitárias, economia, sustentabilidade e tecnologia.
Em relação ao mercado de trabalho, o futuro profissional poderá atuar em oportunidades nos setores de petróleo, cosméticos ou alimentos. Estará apto também para trabalhar em áreas de transição energética, farmacêutica, bioprocessos, ESG, saneamento, consultorias estratégicas, e até mesmo em análise de dados..
De acordo com Marta Picardo, o aprendizado dentro do laboratório acontece de forma gradativa: “A partir da segunda metade da graduação, os alunos têm contato com disciplinas do ciclo profissional, como Operações Unitárias — que envolvem processos como destilação, filtração, secagem e uso de membranas —, Instrumentação e Controle de Processos, Simulações de Plantas Industriais, além de Projetos Integradores e estágios supervisionados, todos com foco na aplicação prática do conhecimento técnico”.
https://heloisatolipan.com.br/gente/inove-e-construa-o-seu-futuro-f...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por