Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O selo de Indicação Geográfica vai agregar valor de mercado e atestar a qualidade dos produtos

 

O algodão colorido da Paraíba agora tem certificação de origem deferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Inpi. A emissão do certificado de Indicação Geográfica faz do algodão - que já nasce colorido - um produto com valor agregado para o empresário, além de transmitir segurança e qualidade ao consumidor que adquire peças têxteis confeccionadas com essa matéria-prima.

A justificativa para o reconhecimento do nome Paraíba como produtor do algodão colorido reside no diferencial tecnológico. Fruto de pesquisas iniciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa ainda nos anos de 1980, as plumas colhidas com cor resultam de melhoramento genético. A produção atende aos padrões de qualidade exigidos no mercado, onde é totalmente isenta de agroquímicos que concorrem para um produto final livre de contaminação. Além disso, mantém solos, cursos de água e lençóis freáticos protegidos de interferências tóxicas.

Ecológico, de característica antialérgica e toque mais suave, o algodão natural apresenta um leque de tons terrosos que partem do creme à cor de nozes, variando entre uma coloração que remete à sálvia, abacate, ferrugem e malva. As cores ainda dependem do solo em que foi plantado e das condições climáticas enfrentadas. A mistura das pigmentações com a cor branca possibilita multiplicar as tonalidades.

O plantio caracterizado pela agricultura familiar está concentrado no alto sertão paraibano e regiões circunvizinhas. A colheita manual e a produtividade em menor escala - comparada ao algodão convencional - legitima um produto socialmente justo, onde o pequeno produtor tem remuneração com valor acima do mercado.  As pesquisas de melhoramento genético tornaram o algodão colorido resistente às pragas que no início da década de 80 arrasaram a produção algodoeira do Estado.

Fonte:http://www.nasentrelinhas.com.br/noticias/a-moda-da-casa/281/algoda...

 

Exibições: 173

Responder esta

Respostas a este tópico

É muito importante esse CERTIFICADO para a Paraiba, até o momento o unico Estado do Nordeste que acreditou e investiu no ALGODÃO COLORIDO. Existe alguns agricultores Pernambucano iniciando essa cultura, mas falta competência do Governo e da classe empresarial em acreditar nesse belo NICHO DE MERCADO. Preferem fabricar comoditties. Foi criado um Forum Gorvenamental colocaram um dono de empresa de LAVANDERIA para GERENTE (TALVEZ por indicação de nosso Presidente do SINDITEXTIL)  e até o momento passados 2 anos e não sabemos de nada sobre essa iniciativa. Eu como membro da Diretoria da ABTT só fui convidado uma única vez para um das primeiras reuniões e por iniciativa própria por ter tomado conhecimento numa reunião do Sinditêxtil. VIVA A PARAIBA !       

Reforço o seu cometário Barbosa, hoje já tem uma porção de espertos querendo ser os "pais" da criança, acompanho este projeto desde o início, e esta certificação só aconteceu graças a perseverança dos que formam a Coopnatural em Campina Grande, da qual faço parte, e em especial a sua presidente, Srª Maysa Gadelha.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço