Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda


Neste post vou apresentar alguns exemplos de criações atuais inspiradas em movimentos artísticos ou em décadas passadas.

O primeiro painel mostra criações inspiradas na Art Noveau, que tinha por características as linhas curvas, formas orgânicas, arabescos. Nos produtos apresentados podemos perceber a influência destas características.


O segundo exemplo trata-se do movimento Art Déco, suas características são linhas mais retas, padrões geométricos, uso de vidro e aço na arquitetura. As peças apresentadas remetem ao movimento de uma forma sutil, mas percebe-se sua influência.


Nos anos 20, período de extrema importância na história da moda, o vestuário da mulher passou por várias mudanças, como o comprimento das saias que diminuíram, a silhueta agora era a H e as roupas não marcavam o corpo, como podemos ver nas criações atuais nas imagens abaixo.


Os anos 40 foram marcados pela Segunda Grande Guerra Mundial. A falta de matéria-prima, a crise mundial, fez com que o vestuário também mudasse. As mulheres passaram a trabalhar e assumiram o papel principal em suas casa, pois os maridos estavam na Guerra. A silhueta era militarizada e as peças-chaves eram o casaco com abotoamento duplo e saia lápis. As releituras no quadro abaixo mostram essas características.


Podemos ver nos exemplos que arte e história da moda são sempre utilizadas pelos criadores como inspiração para desenvolver suas criações. O interessante é realmente estudar bastante o movimento ou período escolhido, pois assim as ideias fluem melhor e o criador tem mais possibilidades de interpretação do tema escolhido.

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Exibições: 333

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço