Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Inspiração: Cida Rosa e o jeans no Vale do Paraíba

Por Mari Holtz

Formada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, UNITAU, aos 37 anos de idade (1974), Cida Rosa era professora primária no ensino público, casada, mãe de 3 filhos homens adolescentes. Realizava tripla jornada exercendo os papéis de esposa, mãe, professora e costureira tentando melhorar a renda familiar. Mesmo com esse cenário, na tentativa de aumentar a renda da família como costureira além do magistério, não atingiu o objetivo esperado.

Por volta dos anos 70, só se comprava calça jeans na Rua Augusta em São Paulo, na capital. Em função do preço alto e escassez de oferta no Vale do Paraíba, era muito difícil de se obter uma peça como essa. Diante desse fato, Cida teve a ideia de pesquisar como comercializar jeans no Vale do Paraíba e entrou em contato com um dos poucos fabricantes do Brasil.

Devido a precária situação econômica de sua família na época, começou timidamente sua primeira loja em uma pequena garagem, com a ajuda de seus filhos, localizada longe do centro comercial. No período de três meses, percebeu que o mercado estava totalmente aberto propício, pois durante esse tempo, conseguiu reaver o capital investido e com lucros.

Tendo a prova que o comércio de jeans naquele momento era muito lucrativo, decidiu investir e abrir novas e maiores lojas nas cidades do Vale do Paraíba, com o modelo pioneiro de autoatendimento, música ambiente e decoração diferenciada. Em menos de 4 anos chegou a 12 grandes lojas, com quase 100 funcionários.

Dona Cida transformou o comércio do Vale do Paraíba na década de 70 com uma rede de lojas especializadas em jeans, inéditas para a época.

“Todas as vezes que o homem se achar impotente, ele o será, e todas as vezes que o homem se achar desprezível, ele o será. Portanto, afinem-se com sua capacidade divina, envolvam-se com seu próprio manto de luz, e permitam que dentro de vocês floresça a libertação.” – Maria Silvia P. Orlovas

Originalmente publicado em
http://redemulherempreendedora.com.br/inspiracao-jeans-vale-do-para...

Exibições: 386

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço