Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Inteligência artificial: começa um impasse jurídico de alto risco entre artistas

É legal usar obras de artistas para treinar uma IA generativa que imite o seu estilo? Esta é a questão que atualmente coloca os especialistas da inteligência artificial e do mundo artístico uns contra os outros no âmbito de um processo coletivo iniciado nos Estados Unidos.


Shutterstock


O que está em causa são dispositivos de geração de imagens propostos por Stability, DeviantArt, Runway AI e Midjourney. Esta última, muito apreciada pelo público em geral, é particularmente criticada nos documentos do processo. Os intercâmbios entre os desenvolvedores da Midjourney mostram que as suas equipas estabeleceram uma lista de 4.700 artigos cujas obras e estilos foram usados para “treinar” a inteligência para criar imagens aplicando a sua composição e estilo.
 
As listas que mostram os intercâmbios internos foram inicialmente compiladas a partir da Wikipedia e da longa lista de artistas que contribuíram para a gama de jogos Magic the Gathering. Estes intercâmbios também mostrarão que os desenvolvedores já estavam cientes em 2022 das questões de direitos de autor associadas a uma IA baseada em obras e artistas existentes.

Exibições: 21

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço