Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Expansão da internet faz com que o consumidor se interesse e, por consequência, também gaste mais dinheiro com moda no Brasil.

Captura de Tela 2015-04-16 às 16.28.54

O setor de moda é um dos que mais cresce no Brasil. De acordo com um estudo conduzido pela consultoria Euromonitor, os faturamentos obtidos nesse mercado quadruplicaram entre 2003 e 2013. Estima-se um valor de mais de 170 milhões de reais gerados por ano no setor. Isso se deve a muitos fatores, como por exemplo, a consolidação de eventos brasileiros de moda, como a São Paulo Fashion Week, além do fortalecimento da indústria fashion nacional e do aumento de investimentos de marcas estrangeiras no Brasil. Outro grande fator que impulsiona os faturamentos com moda por aqui é a expansão da internet: ela faz com que o consumidor se interesse e, por consequência, também gaste mais dinheiro com moda no Brasil.

Moda e internet tem, de fato, tudo a ver. Uma pesquisa do Ibope E-commerce, feita no primeiro semestre de 2014, aponta que o número de produtos de moda vendidos online já chegou a deixar para trás outras categorias de e-commerce, como entretenimento, em algumas ocasiões. Com o aumento do número de marcas que passaram a vender seus produtos online, e o crescimento de plataformas que agregam produtos de diferentes varejistas, comprar moda pela internet ficou mais fácil, rápido e prático para o consumidor.

O crescimento dos ecommerce de moda no Brasil chama a atenção também de investidores estrangeiros. Basta ver a ascenção de empresas como a Dafiti, por exemplo, que pertence ao grupo alemão Rocket Internet, ou do clube de compras privadas Privalia (empresa com sede na Espanha).

Investir no Brasil também trouxe resultados que superaram as expectativas da empresa alemã Stylight, que em menos de 12 meses de atuação no país, já conseguiu parcerias para agregar produtos de mais de 700 marcas online. Renata Batista, Business Development Manager da empresa, acredita que investir em bom conteúdo para atrair ainda mais consumidores foi o que ajudou o site a crescer tanto em um ano. “Acredito que a moda na internet cresce tanto porque as pessoas tem acesso não só aos produtos, como acontece no varejo tradicional, mas a tudo que envolve o produto. O internauta pode se inspirar na hora de comprar roupas, ver o que as blogueiras estão usando, pesquisar as tendências… Ver a moda em um contexto maior estimula as pessoas a comprarem ainda mais”, opina. “Do ponto de vista do consumidor, era difícil achar os produtos rapidamente, pois plataformas que reuniam produtos de diferentes marcas também não existiam”, afirma Benjamin Guenther, CEO da empresa.

Mas não são só os investimentos das empresas no mundo virtual que fazem com que a moda se consolide cada vez mais na internet: o próprio consumidor pesquisa por produtos online com uma frequência maior. De acordo com dados do Google Adwords, palavras -chave relacionadas a produtos de moda são 3 vezes mais procuradas do que eletrônicos no Google Brasil, por exemplo. Com o objetivo de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa dos internautas, as empresas fashion precisam inovar: anúncios publicitários, vídeos em parcerias com blogueiros e sites com bom conteúdo ainda são as estratégias mais utilizadas por varejistas e plataformas fashion para se manter no topo.

 Postado em Conteúdo do Mercado Notícias

Exibições: 100

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço