Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ISI realiza Seminário sobre Biotecnologia Industrial e Bioprocessamento - SENAI CETIQT

Evento, que reuniu profissionais nacionais e internacionais do setor químico, foi realizado na Unidade Riachuelo da instituição

No dia 8 de outubro, o Instituto SENAI de Inovação do SENAI CETIQT, em parceria com o Instituto Fraunhofer da Alemanha, realizou o Industrial Biotechnology and Bioprocessing Seminar, encontro que reuniu palestras nacionais e internacionais de grandes profissionais do setor químico no auditório José Alencar da unidade Riachuelo.

Durante a abertura do evento, o chefe do escritório de projetos do Instituto Fraunhofer IPK no Brasil Markus Will apresentou o panorama sobre a parceria existente entre o Fraunhofer e o SENAI Departamento Nacional desde 2012. “Esta parceria visa consolidar a rede de Institutos de Inovação no país, ofertando pesquisa aplicada de ponta para a indústria. Hoje, são 21 ISIs operando em territórios nacional, com mais de R$ 500 milhões de reais em projetos de P&D com a indústria”, afirma a especialista do ISI Mariana Dória.

Em seguida, foi a vez da Susanne Zibek, do Instituto Fraunhofer IGB, conversar com os presentes sobre os principais desafios na escala de Bioprocessos e exemplos de cases de sucesso no setor. Em sua palestra, Dra. Susanne apresentou a estrutura e know how do Fraunhofer IGB no escalonamento de bioprocessos fermentativos e os desafios encontrados nas diferentes etapas do processo.

A equipe do ISI Biossintéticos do SENAI CETIQT também ministrou palestras durante o evento. A especialista do ISI Aline Dumaresq falou sobre a atuação do Instituto e detalhou as possibilidades de desenvolvimento através da plataforma de biologia sintética. O especialista João Bruno Bastos apresentou a linha de pesquisa do ISI voltada a intensificação de processos de biorefinarias. E por fim, a também especialista do instituto Mariana Doria apresentou linhas de fomento para P,D&I, para empresas e institutos de pesquisa, além do projeto do portal www.innovatrends.org, demonstrando a importância do desenvolvimento de roadmaps tecnológicos para guiar a pesquisa industrial.

Auditoria tecnológica do Instituto Fraunhofer e do SENAI-DN no ISI em Biossintéticos

Nos dias 4 e 5 do mesmo mês, o Insituto SENAI de Inovação em Biossintéticos do SENAI CETIQT passou por uma auditoria tecnológica realizada pelo Instituto Fraunhofer e o SENAI-DN. O objetivo desta auditoria foi avaliar a maturidade tecnológica do instituto em relação ao estado da arte nas suas áreas de atuação: biologia sintética, transformação química, engenharia de processos químicos e bioquímicos, e fibras.

A auditoria foi realizada pelos profissionais Susanne Zibek, pesquisadora do Fraunhofer IGB e uma das palestrantes do evento, Alberto Pavim, especialista responsável pela gestão da rede ISI e representante do SENAI-DN, e Johanna Haunschild e Markus Will, que também estiveram no Industrial Biotechnology and Bioprocessing Seminar e são representantes do Fraunhofer no Brasil e responsáveis pelo acompanhamento dos projetos da rede ISI junto ao SENAI-DN.

Exibições: 228

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço