Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma equipa da Universidade Shenkar, em Tel Aviv, desenvolveu uma fibra que muda de cor quando exposta a amoníaco, podendo, no futuro, ser aplicada em vestuário de proteção para militares e trabalhadores da indústria química.

[©Ahikam Ben Yosef]

A fibra, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia de Materiais Poliméricos da Schenker, em colaboração com o Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrónica, o Centro de Investigação Têxtil Schenker e o instituto alemão Fraunhofer, muda de amarelo para verde em contacto com amoníaco, que é perigoso para o homem. Os investigadores indicam que a fibra pode ser usada na tecelagem e na tricotagem de vestuário para que o mesmo mude de cor quando exposto a este gás tóxico.

A investigação foi fundada pelo Ministério da Defesa de Israel, com o objetivo de desenvolver fardamento militar capaz de indicar a exposição dos soldados a químicos tóxicos no campo de batalha.

Ao website Walla, Elizabeth Amir, diretora do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Shenkar, explica que «o amoníaco é um dos gases tóxicos mais comuns e foi nesse que decidimos focar-nos inicialmente. Em altas concentrações, o amoníaco no ar pode levar a danos na saúde e até à morte».

No entanto, embora seja comum, o amoníaco não é habitualmente usado em cenário de guerra e o objetivo é adaptar a fibra a reagir com químicos que são mais usuais em combate.

A equipa espera igualmente que a tecnologia possa ser aplicada em fábricas onde os trabalhadores têm maior risco de exposição ao amoníaco.

No futuro, o sensor pode igualmente ser ligado a outros sistemas eletrónicos integrados no tecido. Por exemplo, pode dar o alarme para um comando ou um centro de controlo sobre uma possível contaminação de amoníaco.

Uma outra utilização prende-se com o sector alimentar. Quando a carne e o peixe se estragam, libertam amoníaco e enxofre. Se a fibra for aplicada no embalamento destes alimentos, a própria embalagem pode dar uma indicação clara de quando a comida está imprópria para consumo, fornecendo uma indicação mais fiável do que as atuais datas de consumo.

https://portugaltextil.com/israelitas-criam-textil-que-deteta-gases...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço