Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Instituído no fim de dezembro, o Comité da Moda Italiana terá sua primeira reunião em Roma, no dia 27 de janeiro próximo, sob a égide de Carlo Calenda, vice-ministro no Desenvolvimento Económico, que ele preside. O Ministério da Economia implantou este comité reunindo os representantes de todos os organismos e as associações da moda e dos acessórios transalpinos para definir uma estratégia de ação comum.

Foto: Ansa
"É uma iniciativa fundamental, que permite a todos os atores da fileira trabalhar juntos num único objetivo, aquele de destacar a primazia mundial e certamente europeia da moda italiana, do ponto de vista não somente criativo, mas também da produção", declarou Claudio Marenzi, presidente da SMI, organização patronal que reúne os industriais da moda e do têxtil transalpinos por ocasião da abertura do Pitti Uomo.
 
"Itália representa 36% do volume total de negócios do têxtil e da moda europeus, enquanto França representa 23%, sabendo-se que ao menos 50% deste número está ligado à manufatura italiana. Temos de nos afirmar ainda mais como uma centralidade da moda em âmbito europeu, estando na linha de frente na batalha principal no que respeita à Europa, do made in no projeto Euromed", prossegue.
 
"Este comité deve servir para partilhar uma mesma estratégia e para coordenar melhor as datas dos nossos calendários. Trata-se também de favorecer as sinergias em certas escolhas", resume o presidente da Câmara da Moda Italiana Carlo Capasa.
 
"Há ainda pouco, era até mesmo impensável ver os diferentes atores da moda italiana discutirem juntos. Agora juntamos forças nos mercados internacionais e isso se percebe", destaca Roberto Luongo, o diretor-geral da ICE, Agência Italiana para o Comércio Exterior.
 
"O governo vai dar continuidade este ano à sua oferta de apoio para com a moda via financiamentos extraordinários. Teremos mais de 50 milhões de euros à disposição para implantar uma estratégia de internacionalização das nossas empresas", aponta o dirigente.
 
O Comité da Moda reúne todos os protagonistas dos setores do têxtil, do vestuário e dos acessórios da península: Altagamma, Altaroma, Centro di Firenze per la Moda Italiana, Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI), Federazione Italiana Accessorio Moda e Persona (Fiamp), Milano Unica, TheMicam, Mido, Mifur, Mipel, Origin, Pitti, Vicenza Oro/Oro Arezzo, Sistema Moda Italia.


Por  Dominique Muret 

Exibições: 120

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço