Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Itália e Brasil firmam acordos para a criação de centro de excelência em MG e no RJ

Tais acordos selam a operação de continuidade do Memorando de Intenções assinado entre ICE, SENAI e MISE – Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, por ocasião da vinda ao Brasil da Missão Empresarial Itália-Brasil, chefiada pelo Ministro Italiano do Desenvolvimento Econômico, pela Presidente da Confederação Italiana das Indústrias e pelo presidente da Associação Italiana de Bancos e que teve como palco a Sede da FIESP- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Os núcleos serão utilizados por alunos e professores em pesquisas avançadas e difusão de conhecimento, que receberão maquinários de alta tecnologia italiana para usinagem, robótica e fabricação de fibras sintéticas, com o objetivo de capacitar professores e formar mão-de-obra qualificada no que há de mais moderno nesses campos, como também de desenvolver novos produtos, serviços e metodologias de trabalho. A inauguração deve ocorrer até o início de 2012.

O Núcleo de Excelência em Metalmecânica será montado nas dependências do SENAI BETIM, em Minas Gerais, e receberá uma célula robótica didática para o ensino de solda a arco de componentes mecânicos, um centro de torneamento CNC e a licença de uso de um software de programação-treinamento CNC, formando uma unidade de desenvolvimento e produção de bens mecânicos, de produtos de metal e de autopeças, especialmente destinados à indústria mineira.

Já o Núcleo em Nãotecidos, será montado nas dependências do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do SENAI, no Rio de Janeiro, dando origem a um espaço estratégico voltado para o desenvolvimento e pesquisa em processamento e conformação de fibras sintéticas e de não tecidos, inédita no Brasil. As etapas contempladas abrangem, no caso das fibras sintéticas, a extrusão, a fiação a partir do polímero fundido, o resfriamento a ar, a estiragem (com eventual frisagem e corte) e a texturização. Para os Nãotecidos, as etapas previstas incluem a preparação das fibras e a obtenção e consolidação das mantas.

A previsão é de que, entre os cursos novos e atualizados, cerca de 3.000 pessoas por ano terão acesso a estas tecnologias. Ainda, além de 500 horas por ano de serviços em pesquisa e desenvolvimento serão disponibilizados, particularmente pelo SENAI-CETIQT, às empresas do setor de fibras e têxtil.

Durante a cerimônia, que contou com as presenças do Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, do Diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, do ex-presidente do SEBRAE e atual Diretor Adjunto do SENAI, Julio Sergio de Maya Pedrosa Moreira, do Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália, Antonio Alessandro e do Vice-Diretor do ICE, Gianni Loreti, foi ressaltado pelo presidente da CNI que o processo de industrialização no Brasil contou com forte contribuição dos italianos que, atualmente, registram forte presença em diversos segmentos, muitos dos quais em posição de liderança. A assinatura desses convênios, que pela parte italiana conta com o patrocínio do Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico e o apoio técnico de UCIMU – Sistemi per Produrre (Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Operatrizes, Robôs e Sistemas de Automação) e ACIMIT (Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil), reforça o interesse da Itália em manter a colaboração com o desenvolvimento brasileiro que, de maneira orgânica, vem ocupando um lugar cada vai mais relevante no cenário econômico internacional.

Entidades

ICE - Instituto Italiano para o Comercio Exterior (www.ice.gov.it * www.italtrade.com)

Instituição do Governo Italiano que, com uma rede de 116 escritórios espalhados por 88 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem para atrair investimentos estrangeiros à Itália.



SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (www.dn.senai.br)

Instituição privada de interesse público e sem fins lucrativos, mantida por recursos provenientes das empresas industriais e receitas próprias. Parte integrante da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e das federações das indústrias dos estados tem por missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira, por meio de suas 696 unidades operacionais e de seus 171 laboratórios distribuídos em todo o Brasil.



ACIMIT – Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis (www.acimit.it)

Associação que reúne os fabricantes italianos de máquinas para toda a cadeia têxtil (fiação, tecelagem, malharia, nobilitação, confecção e lavagem, incluindo a fabricação de tecidos técnicos e nãotecidos). Tem como missão promover a indústria italiana desse segmento, especialmente no exterior, ao longo de mais de 60 anos de atividades. Em especial, a ACIMIT fornece informações detalhadas sobre a expertise de cada um de seus associados, bem como realiza uma vasta gama de iniciativas promocionais que incluem exposições, publicações e seminários tecnológicos. Também fornece a seus associados um quadro detalhado sobre as problemáticas comerciais, técnicas e financeiras que envolvem a realização de atividades nos vários mercados mundiais.



UCIMU – SISTEMI PER PRODURRE (Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas-Ferramenta, Sistemas de Automação e Robôs) (www.ucimu.it)

Referência mundial para os profissionais do setor que, por meio da UCIMU WEB (www.ucimu.it), podem acessar as últimas informações relativas à indústria italiana de máquinas-ferramenta e sistemas de produção. Entre outros, estão disponíveis um catálogo eletrônico realizado em oito idiomas, em relação à produção de todas as associadas UCIMU, que representam cerca de 70% da produção italiana do setor, bem como informações sobre as principais feiras organizadas pela entidade, que incluem a BI-MI (Bienal Internacional de Máquinas Operatrizes) e a Lamiera (Feira Internacional de Máquinas para o Corte e Conformação de Chapas).

Fonte:|http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&am...

Exibições: 78

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço