Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A maior feira de tecnologia e inovação do setor têxtil e de vestuário, a ITMA 2023, aconteceu entre os dias 8 e 14 de junho, em Milão, na Itália.
A 19ª edição do evento reuniu 143 países com mais de 111 mil visitantes e atraiu um público vindo da Itália, Turquia, Índia, Alemanha, França e Brasil.

“Recuperando-se do impacto da pandemia, a indústria têxtil global demonstrou notável resiliência, chamando a atenção do mundo com sua forte presença na ITMA 2023 em Milão. Esta exposição altamente antecipada serviu como uma vitrine abrangente de tecnologias de ponta, trazidas à vida por um impressionante encontro de 1.709 expositores”, comentou a organização da Feira.

Abrangendo 200.000 metros quadrados do local da Fiera Milano Rho, a ITMA 2023 trouxe expositores em acabamento, tecelagem, fibras, fios, impressão, tricô e spinning, incluindo alternativas de tingimento de índigo a soluções de controle de qualidade.

Ernesto Maurer, presidente da CEMATEX, disse: “Esta edição foi um grande sucesso com o número de visitantes maior do que a edição anterior em 2019. Nesta ITMA, a jornada de transformação em direção à digitalização e sustentabilidade deu um grande salto. Foi um mega encontro com a presença de stakeholders de todo o ecossistema têxtil e de confecções. As associações CEMATEX e suas empresas associadas, assim como todos os outros expositores, estão encantados com os resultados, pois a feira superou todas as nossas expectativas.”

Expositora pela primeira vez na ITMA, Ida Alnemo, chefe de aplicação e sustentabilidade da TreeToTextile, disse: “ITMA 2023 foi nossa primeira participação em uma grande feira, onde nos foi oferecida a oportunidade de participar do Start-up Valley, um ambiente verdadeiramente inovador que chamou muito a atenção dos visitantes. Tivemos uma resposta positiva esmagadora de todo o mundo e de todas as partes da cadeia de valor. A ITMA tem sido uma grande plataforma para colaboração futura necessária para escalar inovações revolucionárias como a nossa, para fazer uma mudança positiva na indústria têxtil ao oferecer melhores fibras para todos”.

A próxima ITMA será realizada no Centro de Exposições de Hannover de 16 a 22 de setembro de 2027.

Lavanderia
ITMA 2023 apresentou soluções têxteis em materiais avançados, automação e futuro digital, tecnologias inovadoras e sustentabilidade e circularidade.
Entre as novidades para lavanderias, Marco Britto, CEO da GB Lavanderia, nos conta os principais lançamentos.
“As empresas estão apostando em tecnologias que geram sustentabilidade e eficiência na produção, ou seja, produzir com o menor tempo possível de forma sustentável, o que gera economia de energia elétrica, uso de menos produtos químicos ou até zerar  químicos em alguns casos, substituindo por enzima, sabão, anti migrantes”, afirma Marco. Além disso, ele disse que a as peças expostas não tinham permanganato nem cloro e algumas empresas trouxeram corantes naturais como a Soko Chimical e a Officina39.

A Sei Laser Denim levou para a feira, um de seus lançamentos:  uma máquina de laser inovadora que corta e faz efeitos de desgastes na peça ao mesmo tempo. Já a Nexia Italy apresentou uma máquina que gera 1kg de ozônio por minuto e, que pode ser acoplado à três máquinas ao mesmo tempo.
Tonello inovou com uma máquina a laser com manequim, que, além de desenhar os efeitos do jeans frente e costas, também trabalha nas laterais das peças, se diferenciando da concorrência.

Reciclagem e classificação

A líder em tecnologia têxtil e não tecidos Andritz, por exemplo, firmou uma parceria com as empresas francesas Pellenc ST e Synergies TLC para estabelecer um novo negócio em escala industrial combinando classificação automatizada e tecnologia de reciclagem de fibras.

O novo negócio, Nouvelles Fibers Textiles, estabelecerá cadeias de valor têxtil pós-consumo, desde a triagem até a fabricação. Sua nova linha de classificação têxtil combinará as tecnologias de classificação automatizada da Pellenc ST com a tecnologia de reciclagem da Andritz.

Tingimento e coloração
A empresa de coloração têxtil sustentável Colourized levou a tecnologia QuantumCOLOUR com uma máquina projetada especificamente para o denim. A empresa apresentou a QuantumCOLOUR Denim Machine, um sistema que cria fios que emulam o índigo e fornecem a profundidade das camadas de cores e a estética vintage que os consumidores adoram no denim.
Sustentabilidade, qualidade e economia de custos estão entre os benefícios da máquina. Possui maior capacidade, resultados consistentes e confiáveis e capacidade de processamento contínuo. A empresa disse que elimina “a necessidade de aceitar variações de cores frequentemente associadas a efeitos desbotados”.

“Com nossa abordagem inovadora para emulação de índigo e os inúmeros benefícios oferecidos pela QuantumCOLOUR Denim Machine, estamos confiantes de que ela revolucionará a indústria de denim e estabelecerá novos padrões para a coloração sustentável de denim”, disse Jennifer Thompson, CEO da Colourized, LLC.

Sedo Engineering apresentou o SmartIndigo, um processo de tingimento que usa eletricidade em vez de produtos químicos tóxicos para dissolver corantes índigo. A tecnologia alternativa reduz o consumo de água no processo de tingimento em 70%. É um parceiro de sistema aprovado pela BlueSign e certificado ZDHC nível 3.

Até o momento, mais de 20 máquinas SmartIndigo já estão instaladas nos principais produtores de denim, ajudando-os a obter uma produção mais limpa. Alguns já encomendaram sua segunda ou terceira máquina, disse a empresa.

“Combinamos economia e ecologia em uma inovação revolucionária”, disse Werner Volkaert, diretor administrativo da Sedo Engineering. “Marcas de denim e fábricas têxteis podem caminhar para essa estrutura de produção sustentável com facilidade e com mais benefícios a um custo menor. É uma solução ganha-ganha para nossos clientes, seus funcionários e consumidores.”

O corante circular é o foco da Officina39. A empresa química italiana levou para a feira a Recycrom Ready to Dye, uma coleção de 15 cores padrão prontas em estoque obtidas a partir de um mínimo de 65% de materiais têxteis reciclados pré e pós-consumo. Os corantes e colorações da moda podem ser aplicados em algodão, lã, náilon ou qualquer fibra ou mistura celulósica e natural.

Agteks, empresa turca de máquinas para torcer fios, apresentou um conjunto de produtos de controle de qualidade para a indústria de denim.

Shade Box é um sistema de controle de qualidade online projetado especificamente para detectar a variação de cor que ocorre durante a produção de fios de denim tingidos. O sistema permite que os fabricantes monitorem a qualidade da cor de seus fios denim com precisão e eficiência ao longo do processo de produção.

Shade Box consegue isso por meio de um espectrofotômetro, que é um dispositivo que mede a cor de um objeto analisando a luz que ele reflete ou transmite. O sistema opera de acordo com os padrões e recomendações da Comissão Internacional de Iluminação (CIE), organização responsável por estabelecer métodos padronizados de medição de cores e garantir a consistência na forma como a cor é descrita e analisada.

Química

“Reduzir, reorientar e repensar” é o lema da Rudolf GmbH. O fabricante químico alemão apresentou uma nova “perspectiva estratégica” que maximiza as sinergias entre suas inovações de produtos e reduz seu impacto ambiental geral.

A empresa aposta em uma nova geração de sistemas “projetados para simular, analisar e medir o impacto ambiental de um determinado processo têxtil industrial para, em seguida, fornecer insights sobre a otimização de recursos, custos e emissões de CO2”.

“Estamos repensando nossos compromissos com o meio ambiente e a sociedade por meio da redução geral de nosso impacto ambiental e reorientando novos processos e matérias-primas renováveis”, disse Oliver Kusterle, MD da Rudolf GmbH. “Estes são os pilares sobre os quais estamos construindo nosso caminho para o futuro.”

Bionic Finish Eco de Rudolf faz parte do pilar Reduzir. A ideia do agente de acabamento têxtil repelente de água sem flúor é baseada na tecnologia proprietária de dendrímeros, ou moléculas feitas de ramificações multifuncionais que interagem entre si, cocristalizam e se auto-organizam em sistemas multicomponentes altamente ordenados. As moléculas se ligam ao tecido e incorporam um desempenho repelente à água sem flúor.

O Comp any apresentou a tecnologia ao lado de desempenho de base biológica e produtos químicos de processo de sua linha Bio-Logic, que usa matérias-primas naturais, sustentáveis e renováveis.

Acabamento

A solução da Tonello para uma lavanderia mais ágil, integrada e sustentável é o Laundry (R)Evolution, um sistema de duas máquinas que economiza recursos, tempo e espaço.

The Laser, disponível como mesa para superfícies maiores, manequim para efeitos de 360 graus e esteira transportadora para processamento contínuo. O Laser substitui o processo tradicional de abrasão manual e oferece aos projetistas de laser um controle mais criativo.

Sistema All-in-One da Tonello executa suas operações de lavagem incorporando quatro tecnologias em uma única máquina. Cada tecnologia opera de forma eficiente e reduz o consumo de água.

Ego permite que as roupas sejam tratadas com ozônio na água e no ar para obter efeitos autênticos de alvejante sem o uso de produtos químicos perigosos. NoStone é o tambor abrasivo que cria efeitos de pedra lavada sem usar pedra-pomes. UP é um sistema patenteado que consiste num fluxo contínuo e regular de água, injetada no interior da máquina, depois recuperada e recirculada. Core produz uma névoa fina dentro da cesta, resultando em efeitos uniformes ou contrastantes nas roupas.

Tonello também apresentou o DyeMate, uma tecnologia com patente pendente que reinventa o processo tradicional de tingimento de roupas com índigo e o torna automático, repetível e sustentável. Com DyeMate, o processo de tingimento é realizado em uma atmosfera de nitrogênio livre de oxigênio com redução e oxidação controladas. O processo funciona em baixas temperaturas e reduz o uso de produtos químicos redutores. Além disso, a Tonello disse que é possível fazer corantes de enxofre e IVA com a mesma tecnologia.

Jeanologia levou o Atmos, um novo processo de lavagem atmosférica que consegue o envelhecimento natural das roupas sem água, produtos químicos ou pedras-pomes.

Através da tecnologia de ozônio G2 da Jeanologia e do sistema patenteado pela Indra, a empresa espanhola torna possível um autêntico look vintage e stone wash, substituindo os tradicionais lavadores de água por lavadores de ar. A Indra permite que os projetistas controlem a umidade e a temperatura para atingir o nível desejado de abrasão e descoloração e replicados para produção em escala.

ITMA é uma oportunidade para a Jeanologia compartilhar sua visão para futuras plantas de produção alimentadas pela “integração perfeita de suas tecnologias”.

As fábricas são projetadas com base em automação, conectividade, digitalização, sustentabilidade e criatividade com foco em alcançar um produto de moda autêntico de forma sustentável e eficiente, e com o menor custo de produção, disse a empresa.

Jeanologia afirma que suas máquinas a laser são até 50% mais rápidas e usam 50% menos energia do que outras tecnologias a laser do mercado. Suas lavadoras de alta velocidade com baixo consumo de água “líder na categoria” podem ser facilmente conectadas ao seu sistema de nano bolhas eFlow. Essas tecnologias, juntamente com o sistema de reciclagem de água H2Zero da empresa, criam um ciclo circular.

Fibras
O produtor de fibras celulósicas Lenzing Group e a empresa de maquinário têxtil Karl Mayer Group uniram forças para apresentar uma solução para o uso de uma porcentagem mais alta de fibras Tencel lyocell e filamentos Tencel lyocell durante a produção têxtil em máquinas de tricô de urdidura e malha plana.

A parceria estratégica é descrita como um passo importante para orientar a indústria em direção a um futuro mais sustentável e ressalta seu compromisso de capacitar parceiros na cadeia têxtil com soluções de valor agregado e inovação na redução da pegada de carbono de suas cadeias de suprimentos.

“Através desta parceria com o Karl Mayer Group, inspiramos a cadeia de valor têxtil a tomar medidas proativas para alcançar seus objetivos climáticos com a adoção mais fácil de materiais botânicos e biodegradáveis, atendendo às necessidades de marcas e consumidores que buscam produtos ecologicamente corretos. ”, disse Florian Heubrandner, vice-presidente de negócios têxteis globais da Lenzing.

Infinited Fiber destacou as histórias de sucesso comercial de sua fibra circular Infinna. Gerado 100% a partir de resíduos têxteis, o Infinna pode ser usado para denim como a única fibra ou como parte de uma mistura. Weekday, Jack & Jones e Wrangler utilizam o denim Infinna.

Juntamente com a introdução de um projeto com o fornecedor de fiação de fibras curtas Rieter Group, que se concentra no conteúdo reciclado em fios, a Recover Fiber apresentou um “teaser” de sua nova solução de rastreador. A empresa desenvolveu um rastreador exclusivo que permite a detecção da fibra Recover durante todo o processo de fabricação.

Recover disse que a solução de rastreabilidade garante que fabricantes terceirizados possam usar suas fibras de marca em fios e tecidos em um volume suficiente e em conformidade com os termos acordados em fios e tecidos, e também ajuda a combater o problema de produtos falsificados ou falsificados da Recover.

https://guiajeanswear.com.br/noticias/47823/

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