Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Já leu sua etiqueta hoje? Ela vai ajudar a preservar sua peça de algodão

Sabemos que existem aquelas peças que são especiais, sempre as escolhidas no guarda-roupa e é necessário cuidar adequadamente delas para aumentar a durabilidade. No entanto, isso nem sempre é feito da maneira correta, já que muitos consumidores não olham a etiqueta na hora da compra, até para saber qual foi a matéria-prima usada na composição e qual é a origem. É necessário ficar de olho nessa espécie de CPF da roupa, pois lá estão informações preciosas. Pensando nisso, o pessoal da Etiqueta Certa, empresa apoiadora do movimento Sou de Algodão, separou algumas dicas de como interpretar e seguir os dados.  

 

Procure pela informação "100% algodão" 

Se você comprou uma peça nacional e que seja 100% algodão, muito provavelmente vestirá um produto com a fibra produzida no Brasil, já que o volume cultivado no País é mais que suficiente para abastecer a indústria local. Além disso, podemos encontrar outros benefícios, como natural, biodegradável e produzido com responsabilidade, já que 86% da matéria-prima brasileira têm certificação socioambiental, com mais de 180 itens de verificação. O País é um dos poucos no mundo que têm toda a cadeia envolvida na jornada da roupa. 

 

Símbolo de passar a ferro

Capturar Passadoria.JPG

Com um ponto dentro, significa que pode ser passada em temperatura de, no máximo, 110ºC. Com dois pontos, a temperatura deve ser até 150º. Já com três, deve-se passar a roupa em até 200ºC. Se tiver um X, não pode usar o ferro. Lembre-se, ao usar uma temperatura superior ao indicado, as fibras ressecam e se tornam ásperas e, em alguns casos, o dano pode ser irreversível.

 

Símbolo de secagem

Capturar Secagem.JPG

 

As peças em algodão, quando possuem um ponto dentro desse símbolo, devem ir à máquina de secagem; quando há dois, podem ser levadas à secadora, mas é preciso usar a temperatura normal. Se tiver um X, não pode secar em máquina. Com um traço vertical, deve ser feita com a roupa pendurada. Se possuir dois traços verticais, deve ser pendurada, mas não se pode torcer. Com um traço horizontal, deve ser feita em um plano e com dois, em um plano sem poder torcê-la. E, por fim, um traço diagonal na ponta superior esquerda – atribuído aos símbolos de secagem plana ou vertical – instrui que deve ser na sombra.

 

Símbolo de alvejante

Capturar Alvejamento.JPG

O triângulo representa o uso de alvejante: se a roupa em algodão for na cor branca, indica que pode usá-lo, caso seja necessário. Os traços diagonais permitem a utilização de branqueador com oxigênio, enquanto o X por cima proíbe a utilização de qualquer tipo de branqueador.

 

Símbolo de lavagem

Capturar lavagem.JPG

Em uma espécie de tina, sempre será acompanhado por um número que expressa a temperatura máxima da água em que a peça de algodão deve ser lavada, sem sofrer danos. Quando não possuir um traço embaixo, significa que a roupa pode ser lavada à máquina no ciclo normal; com um traço, deve ser em ciclo delicado; dois traços, lavagem em ciclo delicado e não pode ser torcida. O símbolo de uma mão dentro, quer dizer que deve ser apenas manual; e um X, identifica que não deve ser lavada à máquina.

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

 https://www.abrapa.com.br/Paginas/Not%C3%ADcias%20Abrapa.aspx?notic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 28

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço