Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Localizada no Setor Tecnológico na Província de Valência, Espanha, cidade que, além de histórica, se mantém na busca frenética por novas tecnologias, a Jeanologia, incluída nessa busca, recebe nossa Editora de moda, Iolanda Wutzl e abre as portas para o Guia JeansWear que contará com detalhes as primícias da empresa veterana na ciência do acabamento do jeans.

Recepcionada pela responsável pela comunicação da empresa, Carmen Silla, que a cada departamento apresentava os segredos que fazem a Jeanologia ser respeitada mundialmente dentro do seu segmento. No show room dos vintages o Truth & Light, onde se respira história, os modelos são separados por selos diferenciados: selo ouro para peças vintage originais (relíquias conquistadas desde a Segunda Guerra Mundial até peças de diferentes trabalhadores, com desenhos e desgastes naturais que refletiam seus ofícios – por exemplo, marcações por movimentos repetidos ou por permanecer na mesma posição por muito tempo), e o selo azul para peças desenvolvidas através das tecnologias propiciadas pelos maquinários da Jeanologia, réplicas dos vintages originais.

Porém a Jeanologia não se preocupa em desenvolver somente tecnologias de beneficiamento a laser e a ozônio, pois, além de permanecer constantemente em busca de novos efeitos e acabamentos inspirados nas tendências mundiais da moda com sua equipe de designers, a empresa também possui um laboratório para pesquisa de diversos acabamentos oferecidos no mercado. Nesse laboratório, são feitos diversos testes de abrasão, tempo, e outras características para melhor uso das tecnologias laser e G2 para um resultado final satisfatório.

A empresa conta também com uma oficina que trabalha na confecção de tubos de denims e peças para experiências com os produtos estudados, e também com os maquinários de tecnologia da Jeanologia. Os denims usados para a confecção dos tubos são fornecidos pelas principais tecelagens de jeans do mundo - dentre os rolos de tecidos que encontramos estavam também as principais tecelagens brasileiras. Depois de confeccionados, os tubos ou as peças são levados para uma lavanderia própria, que junto aos produtos químicos previamente estudados, são testadas e beneficiadas em busca do melhor resultado.

Além do jeans, a empresa também oferece beneficiamento para malharia e tricôs. No show room dedicado exclusivamente a esse segmento, pudemos ver que todas as peças expostas eram com fios tinturados em índigo e beneficiadas com tecnologias de laser e ozônio.

Outra preocupação da empresa é a formação de profissionais capacitados para trabalhar com as técnicas de laser, ozônio e acabamento, por isso a Jeanologia possui na sua sede uma sala para ministrar cursos profissionalizantes. Os formados normalmente são empregados na própria Jeanologia ou em clientes da empresa.

Ao chegarmos à sala de maquinário da Jeanologia, nos deparamos com a gigantesca Twin HS, máquina que trabalha com rapidez surpreendente, de em média 120 peças por hora. A Twin HS precisa apenas de um profissional para operá-la: enquanto um lado da máquina grava na peça o efeito escolhido pelo cliente, do outro lado o operador veste outra peça no manequim. Durante a visita, um operador mostrava as maravilhas do beneficiamento a laser, desde estonagem, bigodes, estampas, a devorês e furos nos jeans.

A Flexi HS, apesar de menor que a Twin HS, não é menos poderosa. Uma máquina de múltiplas funções, a Flex HS incorpora uma cabeça giratória que permite trabalhar tanto na horizontal como na vertical; e mesa continua CMT . Perfeita para trabalhar com todos os tipos de artigos: jeans, shorts, saias, camisetas, jaquetas e acessórios.

Conhecemos também, em primeira mão, dois mega lançamentos, o primeiro é a máquina de tecnologia laser contínua para tecelagens, que tem o mesmo princípio de funcionamento de alimentação da máquina de ozônio. No painel de controle é escolhido o desenho a ser gravado no denim, e onde é controlada a velocidade e intensidade necessária do laser, o sistema de operação recolhe a fumaça do ar, que depois é enviada para os filtros que eliminam o ar limpo para a atmosfera. O outro lançamento é a máquina de ozônio contínuo, também para tecelagens, que proporciona ao denim um desbote com efeito envelhecido. Chamada de Eco G2 Dynamic, seu laser funciona de forma contínua e uniforme sem química e com 2m³ de água apenas, podendo operar por 24 horas direto, dependendo grau do desbote, que varia de 2 a 15 metros por minuto. O mais interessante é que dessa forma o denim não perde a rigidez de um tecido cru, facilitando na hora da costura por manter o mesmo comportamento. Depois de confeccionada, é necessário o mínimo de água para desengomar as peças.

Já para lavanderias, a Jeanologia oferece duas máquinas de processo de ozônio, a G2 Plus, destinada às grandes produções, que suporta carga de até 100 kg por processo, com a mesma produção e viabilidade da G2, que suporta cargas de até 50 Kg.

A próxima a vir para o Brasil é a E-Flow, com a tecnologia de nano bolhas, a máquina dá acabamento nas peças, resinas para efeitos 3D, repelente de água, esasy care, amacia, tudo com o mínimo de água. Isso é possível porque micros bolhas de ar carregam o produto químico em sua superfície, e, ao entrarem em contato com as peças, trabalham uniformemente para finalização do beneficiamento, sem molhá-las, apenas umedecendo-as. A E-Flow trabalha com até 100 peças por vez, necessitando apenas de um pouco de água e do produto químico. O reator de fluxo de geração de nano bolhas pode ser usado com diferentes tambores rotativos: amaciamento, suavização, vestuário íntimo, roupas delicadas, jeans e denim bruto.

A queridinha da vez, a Nano, uma pequena máquina destinada a uso das lojas, propicia gravações a laser direto nas peças de jeans, e em etiquetas de couro e tecidos, tênis, bolsas, entre outros. O cliente tem a possibilidade de personalizar a peça comprada na loja em apenas 15 minutos. A Pepe Jeans foi a primeira a ousar com esse benefício dentro de suas lojas, causando muita curiosidade e sucesso entre seus clientes. Ficamos sabendo que em breve uma grife italiana instalada no Brasil, mais especificamente na Oscar Freire abraçará essa novidade.

Apesar de já possuírem representantes no Brasil, a Jeanologia se prepara para abrir em breve a Jeanologia Brasil, vamos aguardar. Para saber mais, acesse o site. No Brasil, contato com Eneko via telefone ou email: (11) 94148 9391/eneko@jeanologia.com.

Fonte | Assinatura: IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/4785/jeanologia.aspx

Exibições: 919

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço