Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Os jeans deixaram há muito de ser o vestuário de trabalho de cowboys e mineiros para se tornarem numa peça indispensável no guarda-roupa. Os homens, contudo, querem agora peças diferenciadas e estão dispostos a pagar o preço para terem jeans completamente customizados com denim da melhor qualidade.

Jeans: dos cowboys ao luxo

Todos os meses, Scott Morrison faz cerca de 30 pares de jeans em frente aos seus clientes na sua loja, a 3x1 no Soho, em Nova Iorque. Batizados Bespoke, cada par custa mais de 1.200 dólares (cerca de 945 euros) e demora seis horas e meia a ficar perfeito. Quando existe um modelo, contudo, os jeans subsequentes – isto é, “Custom Made” – podem ser feitos por valores entre os 525 e os 775 dólares.

Há 10 clientes que compraram, cada um, mais de 50 pares de jeans Bespoke ou Custom Made desde que Morrison abriu a loja no ano passado. São 500 pares, várias centenas de milhares de dólares em denim, e este é o mais recente e extremo exemplo da tendência da obsessão dos homens por jeans de luxo.

«Também fazemos para senhora mas cerca de 95% dos Bespoke é para homem», afirma Morrison. «Tem sido uma revelação. Muitos dos clientes do serviço Bespoke são homens com dificuldades de vestibilidade, como jogadores de basquetebol da NBA, com mais de 2 metros de altura, mas outros são homens que tiveram uma ótima experiência com os fatos à medida e agora querem um par de jeans perfeito», acrescenta.

Jack Dorsey, fundador do Twitter, é um fã. «Tenho seguido o trabalho do Scott desde que descobri a Paper Denim & Cloth [uma antiga marca de Morrison] em 2005», indica. «Fiquei imediatamente espantado com a sua capacidade artesanal». Com efeito, Dorsey colocou no Twitter o seu apreço pela 3x1 no início deste ano, o que chamou a atenção de Robert Clap, um diretor de uma empresa de private equity de Londres, que desde então comprou três pares de jeans Bespoke, um par Custom Made e um par de calções não-denim. Klap considera que «vale a pena comprar porque têm uma elevada qualidade única. Agora não compro jeans de nenhuma outra marca e uso as minhas à noite e fins-de-semana e para o escritório em algumas sextas-feiras. O meu par favorito é um justo com boot cut em denim preto de 14oz XX 46 Kurabo, feito no Japão, com linha preta».

Morrison não é único a direcionar-se para os jeans de luxo – praticamente todos os designers estão a oferecer versões com preços premium para homem. Os jeans justos em algodão de cinco bolsos da Maison Martin Margiela custam 270 libras (cerca de 338 euros), tal como os da Jil Sander’s. A Dolce & Gabbana tem jeans lavados por 325 libras. Os jeans em denim stretch castanho da Brioni custam 340 libras, enquanto os jeans em preto da Gucci ascendem às 445 libras. A designer japonesa Junya Watanabe colaborou com a Levi’s nuns jeans slim-fit, feitos no Japão, com o preço de 535 libras. Os jeans em preto inspirados no motocross da Balmain custam 595 libras e são dos poucos jeans de luxo que vão além do estilo clássico de cinco bolsos. A pensar no outono, a Loro Piana tem uns jeans (665 libras) feitos num tecido 85% algodão/15% caxemira.

Na 3x1, que é em parte atelier, parte templo para os adoradores de denim, o preço mais baixo é dos jeans da Limited Edition, entre 285 e 425 dólares. São feitos em número limitado de apenas oito, 12, 16 ou 24 peças. Cada um é acabado com um botão na cintura e rebites à escolha do consumidor. Todos os jeans 3x1 são feitos no local, por isso ver o processo de produção faz parte da experiência. Os casacos em denim também podem ser feitos por encomenda.

A loja tem cerca de 175 tipo de denim de todo o mundo em stock, incluindo 115 versões de denim selvedge, altamente valorizado pelos amantes de jeans, já que é feito de forma artesanal em teares mais estreitos em vez dos maiores mecanizados. O selvedge – a costura vertical “self edge” que marca o limite do tecido – é apenas visto quando os jeans são enrolados para cima. «Atraímos muitos verdadeiros colecionadores de jeans porque temos denims que eles não encontram em mais lado nenhum, como o denim selvedge em cinza-heather», explica Morrrison, que acredita que esta concentração de interesse em jeans de topo mostra que é provável que surja um regresso mais alargado dos jeans.

Uma opinião a ter em conta, já que quando Morrison fundou a Paper Denim & Cloth em 1999, a linha premium de jeans fazia originalmente parte do movimento denim dos EUA que incluía nomes conhecidos da moda como Franckie B, Earl Jean e 7 For All Mankind. Depois, em 2004, Morrison deixou a Paper Denim & Cloth para lançar a Eranest Sewn.

«O sector Premium do denim estava bem até a economia ter vacilado e desde então o mercado tem sido dominado por calças coloridas, estampadas», afirma Morrison. «Mas a minha intuição é que vamos ver as pessoas a perceber que vale a pena usar outra vez um ótimo par de jeans», conclui.

Fonte:Financial Times

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