Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Levi Strauss desenvolveu um processo de reciclagem de água para o acabamento dos seus jeans, que já permitiu poupar o equivalente a cinco piscinas olímpicas. Uma tecnologia que a empresa americana pretende alargar a outros fornecedores e disponibilizar a outras marcas de denim. 

dummy
Jeans mais verdes

A gigante do denim desenvolveu uma tecnologia que usa 100% água reciclada no processo de acabamento e já produziu 100 mil pares de jeans de senhora usando este novo sistema, que planeia implementar nas fábricas dos seus fornecedores em todo o mundo.

O processo de reciclagem de água faz parte dos esforços da empresa sediada em San Francisco para reduzir o seu impacto nos recursos mundiais e tem sido desenvolvido com uma das suas fornecedoras na China.

A produtora de jeans afirma que conseguiu uma estreia na indústria ao estabelecer novos padrões para a reciclagem e reutilização da água na indústria de vestuário – e revela que até agora poupou 12 milhões de litros de água, o suficiente para encher quase cinco piscinas olímpicas. «Acreditamos que esta inovação pode ajudar a mudar a forma como as fábricas que nos fornecem usam a água», sublinha a Levi Strauss.

Após a água ser usada durante o processo de acabamento em todos os jeans Levi’s, é tratada para assegurar que cumpre as exigências mundiais da empresa em relação a afluentes, assim como os padrões locais para a água antes de sair das fábricas.

A somar a isto, o seu parceiro chinês construiu mais um sistema de microfiltração que pode reciclar toda a água usada no processo de acabamento – usando-a várias vezes de forma eficiente para acabar produtos em vez de trazer água nova de fontes externas. «Não queremos parar num fornecedor que faz 100 mil unidades», indica a empresa. «Tal como fizemos com o nosso programa Water

O próximo passo irá ser a implementação do processo de reciclagem de água num dos seus fornecedores na Nicarágua ainda este ano, estando em curso discussões com fábricas em todo o mundo. «O objetivo é expandi-lo em todas as nossas coleções e, além disso, vamos partilhar o padrão de reciclagem de água com os principais stakeholders da indústria para que sejam usados por outros fornecedores», refere. Com efeito, a fábrica chinesa com que a empresa trabalhou está já a usar o sistema de reciclagem de água com outras marcas de denim.

Para os fornecedores, a Levi Strauss & Co realça que o seu conhecimento pode poupar aos donos das fábricas milhares de dólares em taxas de consultoria, tornando mais acessível para eles instalarem os sistemas de reciclagem necessários. A reciclagem de água também reduz os custos com a água para o produtor, aponta, assim como minimiza a utilização de recursos naturais.

http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/43283/xmview/...

Exibições: 349

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço